TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

• Aula-tema: O Modelo De Gestão E O Processo De Gestão.

Ensaios: • Aula-tema: O Modelo De Gestão E O Processo De Gestão.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS - Controladoria

ETAPA 2 (tempo para realização: 3 horas )

• Aula-tema: O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão.

Esta atividade é importante para que você amplie seus conhecimentos acerca da importância de se estabelecer a missão, visão e valores numa organização, possibilitando implementar modelos mais eficazes de gestão e de tomada de decisões.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

Discutir sobre as particularidades da Missão, das Crenças e dos Valores da organização modelo, em no máximo uma lauda. Considerem nessa discussão as opiniões do autor do livro-texto, bem como na bibliografia complementar constante no PEA.

2 GUERREIRO, Reinaldo. Modelo conceitual de sistema de informação de gestão econômica: uma contribuição à teoria da comunicação da contabilidade. Tese de Doutoramento. São Paulo: FEA/USP, 1989, p.165

A missão é o motivo de existência da empresa, onde a empresa quer chegar. A missão deve tentar satisfazer alguma necessidade do mercado, e não apenas definir que produto ou serviço será oferecido

.Na organização modelo a missão é representar o setor de meios eletrônicos de pagamento, assegurando os interesses dos seus associados e contribuindo para o desenvolvimento do mercado e da sociedade.

Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.

.A visão da organização modelo é sempre adotar o meio eletrônico de pagamento como a preferência do consumidor.

Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão. Alguns valores da organização modelo são:

Comprometimento.

Integridade.

Responsabilidade

Trabalho em Equipe.

Sustentabilidade econômica, financeira e socioambiental.

Valorização do ser humano.

Respeito à diversidade.

Transparência e ética com o cliente.

Reconhecimento e valorização das pessoas

Passo 2

Elaborar, em no máximo duas laudas, as características do planejamento estratégico e operacional da empresa mencionada no Passo 1 desta Etapa, utilizando como modelo de análise a Tabela 3.1 mencionada em PADOVEZE, Clóvis Luis. Controladoria Estratégica e Operacional. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 29. Tabela disponível em: https://docs.google.com/fileview?id=0B9r14r4nyLDpYzhkNzI2MDYtZDdhYy00YzlmLTkyMDUtNTg0OTUzYWYzM2Iz&hl=pt_PT. Acesso em: 13 set. 2011.

Um planejamento estratégico bem definido, bem elaborado e compartilhado com toda a organização, fortalece o posicionamento da empresa no mercado, além de permitir uma efetiva transformação organizacional para melhor. o planejamento estratégico irá nortear no ponto de vista administrativo, desenvolvendo ações que levarão a organização ao cumprimento de suas metas e objetivos, com auxílio de ferramentas favoráveis, determinadas no processo de planejamento estratégico, busca se proteger de possíveis ameaças e detectar oportunidades.

Partindo-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com