TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto Desenvolvimento

Trabalho Escolar: Auto Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Colaborativa

Aula-tema 07: Crescimento Econômico dos países do BRICS - Rússia

A Rússia estende-se por 17.075.400 km² (maior território do mundo), é uma nação transcontinental cujo território ocupa uma vasta área da Ásia e da Europa. Em termos populacionais, o país tem a sétima maior população do mundo, com cerca de 142 milhões de habitantes, apresentando uma baixa densidade populacional. A capital da federação é a cidade de Moscou. Além da capital, outras cidades importantes são São Petersburgo, Vladivostok, Rostov, Novosibirsk, entre outras.

Considerada a equivalência do poder de compra, o PIB da Rússia é da ordem de US$ 2.260 bilhões, para efeito comparativo, pelo mesmo critério, o PIB do Brasil é de US$ 1.981 bilhões. Pelos critérios do Fórum Econômico Mundial, assim como o Brasil, a Rússia é uma economia cuja competitividade deriva essencialmente da eficiência no uso de fatores de produção. Sob esse aspecto, a Rússia está em descompasso com as economias mais avançadas do mundo, cuja competitividade decorre da aplicação intensiva de tecnologias inovadoras à produção de bens e serviços.

A Rússia, comparativamente a outros países europeus, não figura entre os mercados mais seguros, transparentes e previsíveis para alocação do investimento estrangeiro. A taxa de retorno, no entanto, tem se mostrado superior ao investimento feito em outros países. Apesar disso, o retorno do capital estrangeiro investido fica na contingência da identificação de nichos de mercado em que a empresa estrangeira possa atuar com um diferencial de competitividade em relação às empresas locais, ou da identificação de parcerias com empresas locais com potencial para projeção internacional da empresa estrangeira que venha a estabelecer presença comercial na Rússia. Existem ainda outros fatores determinantes da decisão de investimento a ser considerados pelo empresário brasileiro (possibilidade de triangulações, posicionamento estratégico visando retornos de longo prazo, deslocamento de competidores etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com