TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação Residiencial

Trabalho Escolar: Automação Residiencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Automação Residencial: Uma Oportunidade de Negócio - Jose Roberto Muratori, 10/9/2002

Quando se trata de discutir novas modalidades de negócio, de um dado momento para cá a Internet parece ter sido escolhida como o único tema possível. Até aí, muito compreensível, devido à imensa capacidade e rapidez que propicia à comunicação. . No entanto, tem me chamado a atenção algumas vertentes que passam despercebidas neste contexto e, acredito, mereçam uma análise mais cuidadosa.

Trabalhando com automação residencial, observo o interesse crescente que esta área desperta nos empreendedores de plantão e constato, ainda, que a Internet tem uma grande interação com este mercado, não só no aspecto puramente de propagação , mas também no campo da tecnologia.

O "caminho" tradicional da tecnologia de ponta, em termos mercadológicos, é despontar aonde encontra economia de escala e possibilidade de consumo elevado, Assim, é natural que a Automação de ambientes venha migrando, vagarosamente por sinal, das aplicações industriais e comerciais para o mercado residencial. Todos nós já trafegamos por "prédios comerciais inteligentes" ou visitamos fábricas totalmente automatizadas... mas quantos de nós já usufruímos da comodidade da automação em nossos lares ? Talvez por isso, entendemos ainda hoje a "automação" como sinônimo de computadores controlando e operando eventos repetitivos... nada a ver , portanto, com nosso variado e muitas vezes descontrolado dia a dia !

Se não aproveitamos os benefícios de ter lares automatizados, com certeza é porque pouco conhecemos destas possibilidades. A pesada "herança" recebida dos sistemas de automação industrial ainda nos confunde e, convenhamos, nossos homens de marketing ainda não conseguiram nos despertar para este mundo inovador , seguro e confortável da automação residencial. Alguém poderia dizer que é também uma questão de preço... que toda esta comodidade ainda custa caro. Embora isto possa ser verdadeiro em certos casos, observo com freqüência que mesmo usuários de alto potencial de consumo são pouco esclarecidos neste tema... e constato que o aspecto técnico tem sido predominante . Ou seja, nós que atuamos no mercado estamos nos importando mais com o que temos tecnicamente viabilizado para oferecer aos clientes do que propriamente em atender as suas necessidades.

Sempre que um mercado é desenvolvido assim, "de cima para baixo ", as suas possibilidades de sucesso são limitadas. Portanto, se conseguirmos reverter esta tendência e adequar produtos e serviços ao gosto e necessidade do consumidor, com certeza nossos negócios atuais serão alavancados e ainda veremos surgir uma miríade de novos negócios na sua esteira .

E onde entra a Internet nisto ? Ora, em primeiro lugar , a sua grande capacidade de disseminar informação deve ser utilizada ao máximo, principalmente se levarmos em conta que os consumidores de automação com certeza são pessoas "plugadas" e recorrem a este meio com freqüência acima da média.

Mas o aspecto mais interessante da Internet neste quadro é a possibilidade de conectar equipamentos tão diferentes como um aparelho de TV ou um abajur ! Isto mesmo ! Por acaso alguém ainda pensa que a Internet só conecta computadores entre si ? As possibilidades atuais, longe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com