TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autor de um livro sobre Van Gogh, Viviane Forrester

Artigo: Autor de um livro sobre Van Gogh, Viviane Forrester. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Artigo  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  504 Visualizações

• Contrapondo-se aos autores que analisam com otimismo as consequências da informação da sociedade, há cientistas sociais que procuram denunciar os perigos humanos e sociais que a automação promove na sociedade contemporânea. VIVIANE FORRESTER é um exemplo.

VIVIANE FORRESTER é romancista e ensaísta, autora de um livro sobre Van Gogh e outro sobre Virgínia Woolf. É crítica literária do jornal “Le Monde” e vem sendo consi- derada como a autora que melhor expressa a angústia da exclusão pela ótica dos desempregados.

A autora, a partir da análise do desemprego e das práticas econômicas vigentes, trata da questão da alienação e regressão em que se encontram os sujeitos sociais, face a impossibilidade de reconhecer o nível de deformação em que se encontra a sociedade hoje. Admite o desaparecimento das principais categorias de inserção social do homem moderno, a saber – o trabalho e o emprego. Ela afirma que o trabalho passa por uma significação simbólica, onde deixa de ser entendido em sua condição histórica fundante da sociedade ocidental, para ser elevado à condição de tabu, sendo por isso proibido aos profanos. Na medida em que adquire a posição sacralizante , torna-se inacessível àqueles que não são eleitos através de poderes divinos a sua pertença e inserção. Ao problematizar a forma histórica como a categoria trabalho estruturou a sociedade ocidental, enraizando os homens a essa maneira de sobrevivência, destaca o seu imprescindível atrelamento à vitalidade da sociedade e reflete o quanto a declaração do seu fim.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com