TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autora Nelly Novaes Coelho Evidencia No Livro-texto Que, Dependendo Do ângulo De Visão Adotado, O Narrador Ocupa Uma De Cinco Posições Possíveis. Nesse Sentido, Pode-se Compreender Que O Foco Confessional Ou Intimista:

Monografias: Autora Nelly Novaes Coelho Evidencia No Livro-texto Que, Dependendo Do ângulo De Visão Adotado, O Narrador Ocupa Uma De Cinco Posições Possíveis. Nesse Sentido, Pode-se Compreender Que O Foco Confessional Ou Intimista:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  1.370 Visualizações

Página 1 de 2

A Literatura infantil é constituída de obras ou produções literárias destinadas aos pequenos leitores. Compreender como seu contexto está estruturado, bem como quais são seus gêneros, subgêneros e formas literárias, se torna uma contribuição ao professor que vai selecionar e trabalhar com histórias adequadas às crianças.

Partindo dessa perspectiva, é possível a análise de fatores constituintes da matéria nas produções literárias, bem como a seleção de recursos narrativos expressos. Para tanto, Coelho (2000) elenca um conjunto de princípios e hipóteses teóricas que podem auxiliar no estudo do texto literário, servindo como uma espécie de gramática aos interessados que se utilizam das contribuições da Literatura infantil.

A compreensão do que é o fenômeno literário nos ajuda a perceber suas contribuições. Assim, ele se apresenta composto de aspectos abstratos, ao expressar ideias, sentimentos, emoções, experiências diversas, ao mesmo tempo em que é caracterizado por aspectos concretos, representados por experiências que só possuem realidade efetiva quando nomeadas, ou seja, se transformam em palavras do autor, que deverão ser registradas num suporte físico característico, como por exemplo o livro, o texto em si redigido. A finalidade é comunicar as ideias de seu criador ao seu destinatário, para que as produções perdurem também no tempo.

A matéria e a forma literária revelam a conjugação de três fatores mencionados por Coelho (2000), que são: a invenção, a palavra e o livro. Um exemplo das contribuições e da importância da conjugação entre esses fatores é representado pelo conto de fada "O Patinho Feio", escrito por Hans Christian Andersen, que expressa valores e a visão de mundo característicos de sua época, e cuja ideia central é a valorização da essência do ser, suas potencialidades ou as qualidades intrínsecas do indivíduo, em oposição à valorização da aparência física ou mesmo da classe social.

A história traz uma situação simbólica elaborada pelo autor para atrair a atenção das crianças, ao mesmo tempo divertindo-as e ensinando-lhes uma grande lição de vida. Essa produção apresenta uma linguagem literária que traz às crianças uma mensagem alegre, esperançosa e de confiança no valor intrínseco do ser humano.

Uma outra característica bastante marcante nas obras de literatura é a composição do corpo verbal, que expressa a invenção transformada em palavras pelo autor, aliada ao uso de recursos e processos de composição, que se denomina matéria literária. Para essa análise, Coelho (2000) apresenta dez fatores estruturantes que norteiam a compreensão da matéria literária: o narrador; o foco narrativo; a história, a efabulação; o gênero narrativo; personagens; espaço; tempo; linguagem ou discurso narrativo e leitor ou ouvinte, que serão detalhados ao longo do texto.

O primeiro fator estruturante diz respeito à figura essencial da narrativa, que é caracterizada pelo narrador, ou seja, a voz que fala na narrativa com a finalidade de contextualizar os acontecimentos, fatos e sentimentos das personagens para situar o leitor. Outra característica marcante do narrador é a condição de não existir fora do texto, pois ele é uma entidade fictícia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com