TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Atps Contabilidade Geral

Dissertações: Ava Atps Contabilidade Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

O processo de tomada de decisão na empresa fica comprometido sem Contabilidade. Comente sobre tal afirmação.

Sim. A contabilidade tem a capacidade de registrar e interpretar os acontecimentos que afetam o patrimônio econômico financeiro de qualquer empresa. Estas características estão relacionadas com a metodologia das partidas dobradas que permite um registro constante e assertivo dos fatos contábeis, além do embasamento nos Princípios da contabilidade. A partir do correto registro dos fatos contábeis, a contabilidade passa a ser uma ferramenta que permite a emissão de relatórios contábeis que tem como objetivo fornecer a posição financeira da empresa para os grupos de pessoas e de interesses que necessitam da informação como: sócios, acionistas, administradores, bancos, governo entre outros.

Quais os tipos de informações que a contabilidade oferece aos gestores? Comente sobre cada uma delas.

A Contabilidade e a gestão caminham lado a lado, pois a Contabilidade se alimenta de informações, e estas são necessárias tanto para o planejamento quanto para as tomadas de decisões. A contabilidade moderna tem se caracterizado como uma das ferramentas mais úteis aos administradores na otimização do processo de tomada de decisão. Pois, como um sistema de informação e mensuração de eventos passados, procedimentos futuros sejam delineados de forma que esta otimização seja, senão alcançada totalmente, buscada com maior segurança. A Lei 6.404/76 conhecida como a Lei das Sociedades Anônimas, estabelece em seu artigo 176 as demonstrações financeiras que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da empresa e as suas mutações ocorridas no exercício, são elas: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos e Notas Explicativas. Cada usuário está interessado em algum aspecto particular da empresa como:

Investidores: é por meio dos relatórios contábeis que se identifica a situação econômico-financeira da empresa; dessa forma, o investidor tem as mãos os elementos necessários para decidir sobre as melhores alternativas de investimentos.

Fornecedores: usam os relatórios para analisar a capacidade de pagamento da empresa compradora.

Bancos: utilizam os relatórios para aprovar empréstimos, limites de crédito, etc.

Governo: usa os relatórios não só com a finalidade arrecadação de impostos, mas também como fonte de dados estatísticos, no sentido de melhor redimensionar a economia.

Sindicatos: utilizam os relatórios para determinar a produtividade do setor, fator preponderante em negociações para reajuste de salários.

Qual o objetivo da contabilidade? Comente sobre isso.

A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade com relação a entidade objeto de contabilização. As informações de natureza econômica e financeira, ainda assim, constituem o núcleo central da Contabilidade. Portanto, o objetivo principal da Contabilidade é o de permitir a cada grupo de usuários, a avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com