TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Aula Tema 3

Pesquisas Acadêmicas: Ava Aula Tema 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto muldisciplinar Ava aula3

Passo 2: Pesquise quais os contextos em que a brinquedoteca pode ser instalada, listando quatro exemplos.

1. Brinquedotecas escolar: organizadas num setor da escola com finalidade pedagógica ou centros de educação continuada;

2. Brinquedoteca comunitária: as mantenedoras geralmente são associações, prefeituras e organizações filantrópicas;

3. Brinquedotecas em espaços de entretenimento: em shopping centers, casas de diversões com parques e playground, centros culturais, entre outros;

4. Brinquedotecas em Universidades e Faculdades: (Laboratórios de Aprendizagens - formação de professores e Recursos Humanos, para pesquisas e prestação de serviços à comunidade). A USP foi pioneira - LABRINP; fornece subsídios para práticas pedagógicas com uso de brinquedos.

Passo 3: Descreva, em no máximo 15 linhas, os benefícios da brinquedoteca em cada contexto que citou como exemplo.

A Brinquedoteca no meio educacional amplia os conhecimentos dos educandos, com uso da ciência lúdica e dos elementos facilitadores dos processos de aprendizagem como: os jogos, as brincadeiras e o brinquedo, almejando a evolução do saber na práxis pedagógica e o aperfeiçoamento das habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras dos discentes com enfoque nas multiplicidades de inteligências destes em situações que o direcione ao sucesso escolar. Considera-se então, a Brinquedoteca um espaço mediador de aprendizagens fundamental para compor o âmbito escolar, fazendo parte de suas estruturas com práticas educativas que estabelece relacionamento entre professor e aluno, maximizando as possibilidades o aprender, de forma livre, espontânea, prazerosa, com interação entre o objeto de conhecimento e com o outro, com tomada de decisão, com criticidade, enfim, situações que fazem parte das atividades lúdicas.

Passo 4: Complemente sua atividade, enfatizando a importância da brinquedoteca no contexto escolar, em no máximo 15 linhas.

A Brinquedoteca é muito mais que um espaço para depositar brinquedos. Tem como objetivo principal estimular o brincar e oferecer variedades de brinquedos e brincadeiras num local organizado que atenda da melhor maneira possível a todos.

Percebe-se na conclusão deste tema, a notoriedade e importância da Brinquedoteca na escola, pois oferece condições e efeitos positivos para os processos de aprendizagens, através de jogos, brinquedos e brincadeiras e ainda, atividades culturais, resgatando o patrimônio histórico-cultural e a identidade da comunidade onde está inserida. E assim, estimular o desenvolvimento, aperfeiçoamento de habilidades e assimilação de novos conhecimentos, que visam à formação de cidadãos democráticos estimulados num ambiente rico de brinquedos que permite extravasar os sentimentos de solidariedade e respeito aos valores sociais e coletivos da sociedade.

Bibliografia:

ZEVEDO, Antonia Cristina Peluso. Brinquedoteca: no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. 3a ed. Campinas: Alínea, 2010, p. 59

www.pedagogia.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com