TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Direitos Humanos

Ensaios: Ava Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

1. Gastrointestinal =Oral ou bucal, Sublingual, Gástrica, Retal, Duoden

2.Respiratória

3. Vaginal

4. Cutânea.

5. Nasal

6. Ocular.

7. Auricular.

8. Parenteral: - Intradérmica (ID), Subcutânea (SC), Intramuscular (IM), Endovenosa (EV) ou intravenosa (IV).

1. Via oral

É a via mais importante e mais utilizada, ideal para longos tratamentos. Tem efeito de 20-30 min. Sua absorção ocorre em boca, intestino delgado e em menor extensão no estômago e intestino grosso.

Sua forma farmacêutica apresenta-se em comprimido, cápsula, drágea, suspensão, emulsão, elixir, xarope e solução. Sua administração pode ser por deglutição e sondagem gástrica.

Cuidados;

Tem a vantagem de ser de fácil aplicação e menor custo e a desvantagem de sabor e odor desagradável, é irritante a mucosa gástrica e sofre metabolismo de 1ª passagem. No entanto, não é indicada para pacientes que estejam apresentando náuseas, vômitos, dificuldade de deglutição ou estejam em jejum para cirurgia.

2. Via bucal

Administração de fármacos de efeito local. Sua forma farmacêutica apresenta-se em solução, gel, colutório, arobase, dentífricos, vernizes e dispositivo de ação lenta. Entretanto, seu método de administração é aplicação, fricção, instilação, irrigação, aerossol bochecho.

3. Via sublingual

Os medicamentos sublinguais seguem o mesmo procedimento empregado para aqueles de via oral, exceto que a medicação deve ser colocada sob a língua. Administração do fármaco passa diretamente para o sistema circulatório. Tem a vantagem de retenção do fármaco por um tempo maior e rápida absorção de pequenas doses por possuir área bastante vascularizada, e assim promover o efeito imediato.

Sua forma farmacêutica apresenta-se em comprimidos que devem ser totalmente dissolvidos pela saliva, e não podem ser deglutidos. Essa via é utilizada para aplicar medicações de urgências, como por exemplo: medicações para hipertensão.

4. Via retal

Essa via é utilizada em pacientes com vômitos, inconsciente ou que não sabem deglutir. Por apresentar absorção irregular e irritação local, essa via deve ser utilizada apenas quando a via venosa for de difícil acesso.

Tem a vantagem de protege o fármaco suscetível das inativações gastrointestinais e hepáticas, e a desvantagem de irritação na mucosa e absorção errática.

VIA PARENTERAL – VIA DIRETA

1. Via intravenosa

É a via de administração diretamente na corrente sanguínea e é utilizada em casos emergenciais. Essa via é rápida, pois o fármaco não faz o efeito de 1ª passagem caindo diretamente na corrente sanguínea. Sua forma farmacêutica apresenta-se em solução aquosa pura. Entretanto, seu método de administração é injeção intermitente, injeção em bolo e infusão continua.

Cuidados;

Tem a vantagem de não tem limitação de volume, permite o uso de substâncias irritativas e pode ser controlada a velocidade da administração. Porém, tem a desvantagem de jamais usar fármacos em suspensão ou oleosos. Tem risco de introdução de material particulado ou de ar na veia causando embolização.

2. Via intramuscular

Via de administração direta no músculo que necessita de um veículo oleoso, aquoso ou suspensão para ser absorvida pelos capilares, pequena circulação, grande circulação, coração, corrente sanguínea. Há fármacos que não podem ser injetados no músculo, pois podem provocar necrose devido ao seu pH ácido (quimioterápicos) estes devem ser injetados na via venosa por ser mais vascularizada.

Tem a vantagem de ser mais segura que a intravenosa, e a desvantagem de causar dor, desconforto, dano celular, hematoma e reações alérgicas.

3. Via subcutânea ou submucosa

Via de administração realizada abaixo da pele. Como propicia o início do efeito mais lento por ser uma área pouco vascularizada é ideal para tratamentos mais lentos e prolongados como insulina para diabéticos e hormônios para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com