TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Sociologia

Casos: Ava Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5- 6

CONSIDERAÇÕE FINAIS 7

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

INTRODUÇÃO

Através desse texto irei argumentar sobre as desigualdades sociais e culturais, que vem desde o inicio da história da educação e continua até hoje.

Mostrar a realidade da escola pública e privada e as diferenças de quem pode dar um estudo de qualidade para seus filhos e o que não tem está condição.

Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro

Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu

De acordo com a análise de Pierre Bourdieu a desigualdade social prevaleça nos tempos de hoje. Se o pai for rico ele vai se preocupar em colocar seu filho nas melhores escolas privadas, montar uma empresa para ele e mesmo que não de certo ele ainda será aceito nas melhores empresas.

Enquanto aqueles que os pais não tem condições de colocarar em boas escolas e dar uma empresa terá que disputar uma vaga no mercado de trabalho com aquele que estudou nas melhores escolas e tem um poder aquisitivo maior.

Além dessa desigualdade ainda temos a desigualdade cultural onde uns tem mais conhecimento que o outro, e essa cultura passa de pai para filho. Pode ser através da leitura de um livro até os exemplos mais simples do dia a dia.

As escolas também são grandes criadoras das desigualdades sociais, pois é nelas que as crianças tem um dos primeiros contatos culturais e social. A criança é influênciada conforme os padrões que a eescola impõe, como ela deve agir, pensar e sentir. A criança não tem o deireito de se expressar, ela se torna alienada e que não tem iniciativas.

Contextualização sobre o sistema educacional brasileiro e suas desigualdades

O sistema educacional brasileiro, está cheio de falhas e desigualdades, vêm desde o início da história da educação e continua até hoje.

Podemos ver essa realidade nas zonas rurais, onde hà pouca oferta de escolas e de difícil acesso. Menos de 90% das escolas possuem bibliotecas e nem 8% possuem laboratórios de informática. Além de todos esses problemas quase 20% não possuem energia elétrica, o que acaba tendo grande contribuição para a desistência escolar.

Na zona rural existe um grande índice de analfabetismo, isso ocorre também por falta de fiscalização e incentivo por parte dos governantes.

Já nas zonas urbanas a oferta de escola é maior e de fácil acesso, porém continuamos com a desigualdade socioêconomica e cultural, onde quem tem um poder aquisitivo poderá estudar nas melhores escolas privadas, onde as disciplinas são compostas de natação, música e computação avançada entre outras.

Uma entrevista da revista ISTO É com um aluno de uma escola particular, localizada no morumbi, mostra a cruel realidade entre as escolas. Os computadores substítui os cadernos, o quadro- negro é em 3D, os trabalhos em cartolinas nem pensar, são todos em Power Point, em casa ninguém abre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com