TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Tema 1

Exames: Ava Tema 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário - Tentativa 1

Question 1

Notas: 1

A ____________ gerou uma relação de dominação e dependência entre as ____________ e suas ____________, situação que se reproduz hoje em dia entre países ____________ (antigas metrópoles exploradoras) e países ____________ (colônias que foram exploradas). Portanto, desenvolvimento e subdesenvolvimento são frutos da história, originados pelas relações desiguais entre países e entre classes sociais.

Completam corretamente as lacunas as palavras da alternativa:

Escolher uma resposta.

a. livre concorrência; colônias; metrópoles; capitalistas; socialistas.

b. exploração colonial; metrópoles; colônias; subdesenvolvidos; desenvolvidos.

c. sociedade capitalista; pessoas; classes; socialistas; capitalistas.

d. exploração colonial; metrópoles; colônias; desenvolvidos; subdesenvolvidos.

e. livre concorrência; massas; representantes; pobres; ricos.

Question 2

Notas: 1

(ENEM, 2000) Em 1999, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento elaborou o Relatório do Desenvolvimento Humano, do qual foi extraído o trecho a seguir.

[…] Nos últimos anos da década de 1990, o quinto da população mundial que vive nos países de renda mais elevada tinha 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 82% das exportações mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 74% das linhas telefônicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%; 93,3% das conexões com a Internet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%. A distância da renda do quinto da população mundial que vive nos países mais pobres – que era de 30 para 1, em 1960 – passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997.

De acordo com esse trecho do relatório, o cenário do desenvolvimento humano mundial, nas últimas décadas, foi caracterizado pela:

Escolher uma resposta.

a. Diminuição da marginalização de países pobres.

b. Inclusão progressiva de países no sistema produtivo.

c. Diminuição da disparidade entre as nações.

d. Distribuição equitativa dos resultados das inovações tecnológicas.

e. Crescente concentração de renda, recursos e riqueza.

Question 3

Notas: 1

(PUCCAMP-1997 – adaptado) “[...] Somos países potencialmente ricos e temos possibilidades de uma vida digna. Mas o único potencial que nos dão direito de desenvolver é o do subdesenvolvimento." Adolfo P. Esquivel (argentino), Prêmio Nobel da Paz de 1980.

Da leitura do texto é possível concluir que o autor:

Escolher uma resposta.

a. Refere-se a uma realidade particular dos países da América Latina e, portanto, não há como generalizar o conteúdo do texto para outras áreas do mundo.

b. Refere-se a uma situação anterior à globalização, sendo que, hoje, os países subdesenvolvidos já têm autonomia para buscar seu próprio desenvolvimento.

c. Sugere que a situação de pobreza dos países subdesenvolvidos depende do desenvolvimento de técnicas para explorar as riquezas nacionais.

d. Sugere que a situação de subdesenvolvimento tem origens externas, geralmente associadas à dependência econômica e tecnológica.

e. É determinista ao considerar que os países subdesenvolvidos não têm condições de atingir o desenvolvimento econômico.

Question 4

Notas: 1

(Alesp - Agente Técnico Legislativo - FCC - Fundação Carlos Chagas – 2010) Em outubro de 2009 foi divulgado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Dele consta a classificação de 182 países e territórios, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com