TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Nutricional

Monografias: Avaliação Nutricional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 4

Avaliação Nutricional da Gestante

Atendimento Pré-Natal Nutricional

São obtidas informações minuciosas do prontuário para a primeira consulta: Dados pessoais, idade gestacional, vícios, hábitos de prática de esporte, anamnese alimentar, a altura uterina, pressão arterial, histórico de medicamentos, edemas, trato gastrointestinal, avaliação do possível aleitamento materno e avaliação do estado nutricional da gestante. Após o preenchimento do prontuário, será obtida a alimentação habitual, o estilo de vida e também o estado nutricional, assim, com todas as informações necessárias para montar o plano de conduta nutricional da gestante (SILVA & MURA, 2010).

A conduta nutricional visa fornecer uma orientação nutricional adequada e detalhada ao paciente, explicando as possíveis substituições e acréscimos na dieta prescrita pelo profissional. A dieta deve fornecer macro e micronutrientes necessários para uma alimentação adequada ao período gestacional e também, corrigir vícios alimentares inadequados (SILVA & MURA, 2010).

Planejamento das consultas decorrentes

Nas consultas posteriores, o profissional deve avaliar exames e também observar a pressão arterial da paciente, reavaliar os riscos, observar se ocorreu ganho ou perda de peso, deve ser feita uma nova anamnese alimentar, monitorar sintomas digestivos e fazer reajuste da dieta (SILVA & MURA, 2010).

Avaliação do Estado Nutricional Gestacional

Medidas de peso, estatura, índice de massa corporal (IMC) e a circunferência muscular do braço e dobra tricipital compõem os indicadores antropométricos indispensáveis para o diagnóstico nutricional da gestante. Na avaliação do estado nutricional pré-gestacional utiliza-se o peso, informado pela gestante, anterior à gravidez. O método de índice de massa corporal (IMC) é feito para determinar o estado nutricional da gestante. IMC é o peso pré-gestacional dividido pela altura ao quadrado (VITOLO & CAMEJO, 2008).

IMC = Peso pré-gestacional (Kg)

Altura² (m)

IMC PRÉ – GESTACIONAL

Referência: Instituto de Medicina/ EUA (1990)

Pontos de corte Diagnóstico

> 29 Obesidade

29 - 26 Sobrepeso

26 - 19,8 Eutrofia

< 19,8 Baixo peso

(Fonte: xa.yimg.com/kq/.../AULA+3++Avaliação+Nutricional+na+Gestação.pdf).

Referência: Organização Mundial de Saúde (1995)

Pontos de corte Diagnóstico

> 30 Obesidade

29,99 - 25,0 Sobrepeso

24,99 - 18,5 Eutrofia

< 18,5 Baixo peso

(Fonte: xa.yimg.com/kq/.../AULA+3++Avaliação+Nutricional+na+Gestação.pdf).

Já na avaliação do estado nutricional na gestação utiliza-se de curvas que considerem a idade gestacional, o peso e a altura. A curva de IMC permite que o profissional consiga visualizar a condição nutricional da gestante no período gestacional vigente. Para utilizar esta curva, calcula o IMC da gestante com o seu peso atual e coloca-se na curva, de acordo com a idade gestacional (VITOLO, 2008).

Desenvolvida por Pedro Rosso em 1985, o método curva de Rosso consiste em aferir o peso e medir a altura da gestante em sua primeira consulta, marcando na curva os valores encontrados conforme a idade gestacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com