TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADRÃO DE CONSUMO ALIMENTAR E RISCO NUTRICIONAL

Projeto de pesquisa: PADRÃO DE CONSUMO ALIMENTAR E RISCO NUTRICIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.651 Palavras (19 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade Anhanguera- Uniderp

Unidade Pirituba

Curso de Administração de Empresas

ATPS: Economia

Gabriela dos Santos Silva- R.A: 6750338621

Lucilene Fonseca dos Santos- R.A: 6503238464

Luiz Renato Silva- R.A: 6722300054

Márcio Alexandre Barbosa- R.A: 6758341857

Valéria da Silva Fernandes- R.A: 6551252143

Tutor Presencial:Vanessa Hornos

Professor (a) EAD: Ma. Renata M. G. Dalpiaz

São Paulo

Setembro/ 2013

SUMÁRIO

1 INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO CONSUMIDOR 3

2 CONSUMO DE FOOD SERVICE FORA DO LAR 4

3 PADRÃO DE CONSUMO ALIMENTAR E RISCO NUTRICIONAL 7

3.2 OS MOTIVOS QUE FORAM RESPONSÁVEIS PELA REVOLUÇÃO NESSE MERCADO 10

4 PESQUISA 11

4.1 CONCLUSÃO 12

5 CUSTO FIXO E VARIAVEL 12

5.1 CONCLUÇÃO DOS VIDEOS. 13

6 CENTRO OESTE-PAULISTA 13

6.1 MAIORIA DAS EMPRESAS 13

7 POLITICA MONETARIA E POLITICA FISCAL 15

7.1 TAXAS DE JUROS 15

7.2 PIB E CÂMBIO 15

7.3 BALANÇA COMÉRCIAL 16

7.4 MERCADO INTERNACIONAL 16

8 CONCLUSÃO: 17

BIBLIOGRAFIA 19

INTRODUÇÃO

A correria das grandes cidades tem provocado mudanças significativas nos hábitos alimentares da população brasileira nos últimos anos. Trocou-se a hora do almoço em casa pelo famoso prato feito (PF), pela comida no peso dos Self Service e pelos sanduíches dos Fast Food.

O hábito pode trazer problemas à saúde, como a obesidade e outras doenças com origem na ingestão de alimentos muito calóricos, com excesso de açúcar e sal. Mas é possível comer com qualidade na rua, com uma escolha adequada do cardápio. É o que asseguram os profissionais de saúde.

Primeiramente, o que é Food Service?

Food Service é toda área responsável por produção e por distribuição de comida fora do lar. Vale ressaltar que o mercado de Food Service no Brasil é um dos setores que mais cresce no país, por isso comentaremos aqui sobre Buffet em padarias e outras inovações Food Service para à área.

O acréscimo no setor de Food Service no Brasil está diretamente ligado à distância entre o trabalho e a casa. Isto impede que o trabalhador possa fazer refeições em seu domicílio. Outro aspecto ligado ao crescimento do Food Service é o aumento da renda familiar brasileira. Atualmente, cerca de um terço do orçamento das famílias já é gasto com food Service no Brasil.

1 INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO CONSUMIDOR

Visto como canal de venda da indústria da alimentação, o Food Service cresce acima da taxa da economia brasileira. O setor conta com mais de 1,4 milhões de estabelecimentos em operação ativa. A média de novos estabelecimentos de Food Service ao ano é de 2%. E ela tem crescido neste ritmo faze dez anos. Estima-se ainda que 23% da distribuição do canal Food Service está para restaurantes comerciais, 15% para padarias e 18% para bares, lanchonete se fast food (dados de 2012). Com toda certeza é um setor com grande potencial de expansão.

O momento benéfico para o mercado de Food Service no Brasil. A vida moderna, por exemplo, tem mudado crucialmente os hábitos de consumo, o que estimula o crescimento do setor. E a urbanização não pára, assim como o acréscimo dos alimentos industrializados. Por conta deste e outros motivos, a alimentação fora do lar tem sido estimulada cada vez mais. As taxas têm crescido 13% ao ano, nos últimos 10 anos.

Segundo notícia da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), até o ano de 2022, o mercado de Food Service no Brasil tende a crescer exponencialmente, pois a previsão é de que até o ano, ao menos metade das refeições diárias sejam feitas em Food Service. A notícia aproxima o país da realidade vivida nos Estados Unidos, onde 18% das refeições são feitas fora de casa.

A análise é de Enzo Donna, diretor de consultoria especializada. Sua empresa levantou que até 2014 o mercado de Food Service deve atingir o patamar de oferecer 70 milhões de refeições ao dia. Em 2011, foram servidas 63 milhões de refeições em Food Service no Brasil, desde o cafezinho até uma refeição completa.

2 CONSUMO DE FOOD SERVICE FORA DO LAR

Estudos de consumo no Brasil ainda se constituem em um ponto frágil entre os indicadores de saúde. Os dados disponíveis na atualidade foram produzidos a partir do Estudo Nacional da Despesa Familiar - ENDEF(5), um levantamento realizado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nos anos de 1974 e 1975 com 55 mil famílias residentes em zona urbana e rural de 7 regiões do país. Outros estudos de base populacional relevantes são as Pesquisas de Orçamentos Familiares - POFs (6-8) que têm como objetivo central mensurar as estruturas de consumo familiares a partir do estudo do orçamento doméstico, o que naturalmente inclui os gastos devidos à alimentação, permitindo desta forma extrair informações sobre volume de consumo de alimentos.

Além destes, por iniciativa do ministério da saúde (via Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição - INAN, já extinto), realizou-se entre 1994 e 1996 o Estudo Multicêntrico sobre Consumo Alimentar - EMCA (9), a princípio projetado para as 10 áreas metropolitanas existentes à época, e finalmente realizado em 5 cidades.

Os resultados destes inquéritos, quando agrupados em valores médios nacionais, trazem pouca contribuição para o conhecimento das práticas alimentares típicas de cada estado ou região

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com