TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aversão Ao Risco

Dissertações: Aversão Ao Risco. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

ANANISTRANDO C RISCO

A vida é cheia de riscos. Quando voce esquia, corre o risco de quebrar a pema em uma queda. Quando vai de carro para o trabalho, corre o risco de se envolver em urn acidente. Quando p5e parte de sua poupanca no mercado de acoes, corre o risco de uma queda nos precos. A resposta racional a esse risco nao é, necessaria- mente, evita-lo a qualquer custo, mas leva-lo em consideracao em sua tomada de decisao. Vamos ver como isso pode ser feito.

Aversao ao Risco

A maioria das pessoas é avessa ao risco. Isso nao significa apenas quo as pessoas nao gostam que coisas ruins acontecam consigo mesmas. Significa que a elas clesa- g,radam coisas ruins mais do que agradam coisas boas comparaveis. Por exemplo, suponha que urn amigo The ofereca a seguinte oportunidade. Ele ir ino-nr mnech,l. Se der cnrn. ele lhe nAcr2r,,1 5 1 mil. Mac. cc der cnrn2.

Utilidade Ganho de utilidade decorrente de ganhar $ 1 mil

Perda de utilidade decorrente da perda de $ 1 mil

CAPITULO 27 AS FERRAMENTAS BASICAS DAS FINANCAS 587

l'd"-beA ij2)-14%CtAd4) (1)%eLtfl-laie A Funck) Utilidade

ESSG funcao utilidade mostra como a utilidade, uma medida subjetiva de satisfocao, depende do riqueza. A medida que a riqueza aumenta, a funcao utilidade setoma menos inclinada, refletindo a propriedade do de marginal decrescente. Por couso da utilidade marginal decrescente, uma perdo de $ 1 mil reduz o utilidade em maior medida do que urn gonho de $ 1mil a aumenta.

FIGURA 1

0

L J Riqueza

Riqueka

Perda de atual Ganho de '$ 1 mil $ 1 mil

terá de pagar $ 1 mil a ele.Voce aceitaria a proposta? Não, se fosse avesso ao risco. Para alguth-n avesso ao risco, a dor de perder $ 1 mil superaria o prazer de ganhar $ 1 mil. Os economistas desenvolveram modelos de avers - o ao risco usando o conceito de titilidade, que é a medida subjetiva do bem-estar ou satisfa o de uma pessoa. Cada nivel de riqueza proporciona detern-iinada quantidade de utilidade, como mostra a furi o utiliclade representada na Figura 1. Mas a fun o exibe a proprie- dade da utilidade marginal decrescente: Quanto mais riqueza tem uma pessoa, menos utilidade ela obtrri de um dc5lar adicional. Assim, na figura, a inclinação da fun o utilidade diminui à medida que a riqueza aumenta. Por causa da utilidade marginal decrescente, a utilidade perdida por causa da perda da aposta de $ 1 mil maior do que a utilidade ganha se a aposta for vencida. Como resultado, as pes- soas são avessas ao risco. A aversio ao risco representa o ponto de partida para a explica(;:o de diversas coisas que observamos na economia.Vamos considerar tres delas: seguros, diversi- fica o e tradeoff risco—retorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com