TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aversão Ao Risco

Dissertações: Aversão Ao Risco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2015  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 3

Você como EST tem aversão ao Risco? Redija texto de 20 a 40 linhas se posicionando acerca dessa resposta considerando o que isso tem a ver com meio ambiente do trabalho e com a saúde do trabalhador do ponto de vista do patrão. Reflita sobre: Vale a pena correr o risco de adoecer o trabalhador, contaminar o lençol freático, poluir o ar, depreciar aceleradamente seu maior patrimônio: o trabalhador?

Primeiramente é necessário definirmos o que seria exatamente o termo “aversão ao risco”. Resumidamente podemos dizer que se trata da relutância de alguém em aceitar algo com um retorno incerto, ao invés de outro negócio com um retorno esperado mais certo, mas possivelmente menor.

Como Engenheiro de Segurança do Trabalho, acredito que o risco sempre existirá e sempre deverá existir, uma vez que quando se assume os riscos, está se apostando também na obtenção de maiores resultados, e por sua vez, de maiores lucros, que é o motivo pelo qual se desenvolve certa atividade. Penso então, que como Engenheiro de Segurança de Trabalho, não devo possuir aversão total ao risco, uma vez que tenho que atender aos objetivos e aos desejos do meu empregador, que estará sempre em busca de retorno financeiro e crescimento. Acredito que devemos trabalhar para ter um local de trabalho com o menor risco possível tanto ao trabalhador como ao meio ambiente, entretanto nunca se esquecendo da produtividade que a empresa deve possuir, e para isso sempre será necessário que se corram certos riscos.

Do ponto de vista do patrão, acredito que o mesmo esteja sempre preocupado com a produção e com o crescimento, e mesmo que também se preocupe com o trabalhador e com o meio ambiente, por questões morais e éticas, ou por questões judiciais e financeiras, o mesmo certamente optará por assumir alguns ricos, pois como já dito anteriormente, os riscos estão também normalmente associados a um maior ganho, ou seja, quanto maior o risco que se corra, maior o ganho. Dessa forma, adoecer o trabalhador e/ou contaminar o meio ambiente depende exclusivamente do quanto vai se perder para saber se valeu a pena ou não, dentro do ponto de vista do patrão.

É nesse ponto que acredito que entre o Engenheiro de Segurança do Trabalho, elaborando planos para que o trabalhador e o meio ambiente sofram o menor dano possível, e corram o menor número de riscos, enquanto a empresa possa continuar sua produtividade gerando lucro e crescimento, e correndo, até onde se exista o bom senso, riscos em prol desses fatores.

Portanto, é necessário que as empresas hoje em dia se preocupem com a proteção do meio ambiente e com a saúde do trabalhador, uma vez que quem faz gestão perde menos, e quanto melhor o trabalhador se sentir no desempenho de sua função, mais ele vai render no seu local de trabalho, nunca se esquecendo, é claro, de que riscos sempre existirão e sempre deverão existir, e de que não se deve possuir aversão total aos mesmos, só quando possam prejudicar seriamente o trabalhador, o meio ambiente e a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com