TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aço Tração

Trabalho Escolar: Aço Tração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

A determinação do valor do empuxo de terra, que deve ser entendido como a ação produzida pelo maciço terroso sobre as obras com ele em contato, é fundamental na análise e projeto de obras como muros de arrimo, cortinas em estacas pranchas, cortinas atirrantadas, escorramentos de escavações em geral, construções em subsolos, encontros de pontes, entre outras situações semelhantes a estas.

As fotos abaixo ilustram algums exemplos de obras de contenção em que são utilizadas diferentes soluções na estrutura de contenção a saber: (a) muro em solo-cimento - bairro de N. S. de Lurdes (J. Fora), (b) muro em concreto ciclópico - bairro Aeroporto (J. Fora), (c) muro em pedras arrumadas manualmente em gaiolas metálicas – gabiões e (d) muro em concreto armado.

Inicialmente abordaremos alguns conceitos da teoria da elasticidade no que se refere ao comportamento dos solos e suas características de deformabilidade quando submetido a uma pressão de compressão.

Figura 6.1 – Deformação de um corpo submetido a um carregamento

Para cada tensão (carga) temos uma deformação (Lei de Hooke = proporcionalidade tensão-deformação). O parâmetro que reflete este comportamento é dado pelo:

Módulo da Elasticidade = E = Módulo de Young = Módulo de Deformabilidade.

σ = Ε ε, logo:

DeformaçãoTensãoEΔΔ=

Assim poderemos, a partir do gráfico tensão x deformação obtida em um ensaio de compressão, determinar o módulo de elasticidade em um segmento reto

Módulo inicial =

é o adotado na condição em que o equilíbrio é elástico (retirada a carga o corpo volta a forma primitiva sendo que, nos solos o retorno se dá sempre parcialmente, havendo uma deformação residual ou plástica).

Considerando que o corpo de prova de solo sofre uma tensão de compressão, no sentido da altura, este sofre uma deformação neste sentido e conseqüentemente no sentido de seu diâmetro b, teremos então:

LLΔ=ε, logo HHEvΔσ= ou bbEHΔσ=

A partir das deformações nos sentidos horizontal e vertical poderemos determinar o Coeficiente de Poisson (μ). O Coeficiente de Poisson é o parâmetro que reflete o quanto o solo deforma no sentido horizontal em relação à deformação no sentido do carregamento.

Logo: vhverticalhorizontalDeformaçãoDeformaçãoεε=ΔΔ=μ ou μ=bHbHΔΔ 144

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com