TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aços Inoxidáveis E Metais não Ferrosos

Trabalho Universitário: Aços Inoxidáveis E Metais não Ferrosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 5

Aços inoxidáveis e metais não ferrosos

No setor da construção civil , são muito utilizados materiais metálicos de maior resistência à corrosão, principalmente em aplicações não estruturais.

1. Aço inoxidável

Aço inoxidável é caracterizado pela formação em sua superfície de uma camada de oxido de cromo, que lhe dá passividade em muitos ambientes. A presença de carbono é baixa, mas contem outros elementos que melhoram a estabilidade do filme de passividade. Os aços inoxidáveis podem assumir uma microestrutura austenítica, ferrítica, martensítica ou duplex austeno-ferrítica.

As características de um aço inoxidável, como resistência a tração ou compressão e a ferrugem, dependem da composição e dos tratamentos a que foram submetidos. Este aço é importante quando se quer ter resistência a corrosão, sobretudo atmosférica, também é indicado para ambientes com cloreto (ambientes marinhos).

Aço inoxidável austenítico: tem alto coeficiente de dilatação térmica e baixa condutividade térmica e baixa permeabilidade magnética.

Aço inoxidável martensítico: 13% de cromo e elevado percentual de carbono. São submetidos a tempera e revenimento, tem alta resistência, mas é pouco resistente a corrosão.

Aço inoxidável ferrítico: cromo superior a 13% e baixo percentual de carbono. Possui alta resistência a tração, mas tem ductilidade a temperatura ambiente, baixa resistência a corrosão.

Aço inoxidável austeno-ferrítico: caracteriza-se por combinação de propriedades mecânicas e de resistência a corrosão, principalmente em ambiente com cloreto.

2. Resistência à corrosão por pites e frestas

Há duas formas de corrosão que atingem o aço inoxidável: corrosão por pites e corrosão por frestas.

Corrosão por pites: acontecem quando estão em ambientes que contém cloreto. Está estreitamente ligada à composição do aço, o potencial de pites cresce à medida que aumentam os elementos da liga.

Corrosão por frestas: o ataque por frestas podem ocorrer tanto em ambiente com cloreto com sem cloreto, basta uma pequena quantidade de cloreto para dar inicio a corrosão. É perigosa principalmente em água do mar.

3. Sensibilização e corrosão intergranular

Os aços inoxidáveis podem sofrer corrosão seletiva, do tipo intergranular, logo após as operações de soldagem. Na parte que está aquecida pode ocorrer o fenômeno chamado sensibilização, que é a precipitação de carbureto de cromo. Para aumentar a resistência dos aços inoxidáveis, o cromo deve estar dissolvido no ferro, e ao final de sua produção são aquecidos e resfriados rapidamente. Se forem submetidos a intervalos de temperatura, o cromo reage com o ferro e forma carburetos que precipitam. Ocorre assim um ataque corrosivo que se localiza nas bordas dos grãos e pode provocar deslocamentos.

4. Exposição atmosférica

Os aços inoxidáveis têm ótimo comportamento em relação à corrosão atmosférica se não estiverem em ambientes poluídos. São utilizados quando se quer evitar manutenção em curto prazo. Para ambiente interior pode manter a passividade e o aspecto brilhante sem marcas de ferrugem. Em ambientes industriais muito poluídos e ambientes marinhos, os cloretos podem depositar-se na superfície e sofrer ataques localizados, mesmo que não sejam visíveis a olho nu, vão reduzir a reflexibilidade e alterar o aspecto superficial. Para aplicações arquitetônicas existem diversos tipos de acabamentos superficiais. Esse acabamento influi na possibilidade de acumulo de pó e na facilidade de limpeza. Para interior o acabamento não influi, mas no exterior é preferível superfícies lisas e de fácil limpeza.

5. Alumínio e ligas de alumínio

O alumínio é um metal muito reativo e em ambientes úmidos reage facilmente com o oxigênio. Se o ambiente estiver com ph neutro, a superfície do alumínio recobre-se de uma camada de oxido de alumínio que é inerte e isolante. O alumínio é um metal dúctil de resistência mecânica, as ligas de alumínio tem a mesma propriedade, mas os elementos que concedem às ligas de alumínio essa qualidade também enfraquecem o seu filme de passividade.

6. Pites

Assim como os aços inoxidáveis são suscetíveis a pites em ambiente com cloreto. As ligas de alumínio corroem-se tanto na água do mar quanto em águas naturais se tiver pequenas quantidades de cloreto. Para situações criticas, para evitar corrosão, as ligas são cobertas com uma camada fina de alumínio, assim o material terá boa resistência mecânica e resistência à corrosão.

7. Anodização

Este tratamento consiste na produção de uma camada superficial de óxido duro, compacto e aderente, sobre a liga metálica aumentando notavelmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com