TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metais não Ferrosos

Artigo: Metais não Ferrosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  3.002 Palavras (13 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 13

Trabalho sobre tipos de lampadas e suas aplicações:

INTRODUÇÃO

Desde tempos imemoriais, sempre foi preocupação do homem dotar suas moradias de meios adequados para suprir a falta da luz natural. O primeiro recurso foi, naturalmente, o fogo, que produz calor e luz, obtido pela queima de madeira, carvão e outros. As antigas lâmpadas eram fabricadas em cerâmica ou metal, possuíam uma alça para se segurar e um pavio na outra extremidade e utilizavam algum óleo como combustível.

Com o advento do petróleo, o gás passou a ser utilizado na iluminação. No Brasil, em 1851, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, iniciou a iluminação de ruas por meio do famoso lampião a gás.

As primeiras lâmpadas a utilizarem a eletricidade foram as lâmpadas a arco voltaico.

No fim do século XIX, através de Thomas Alva Edison, surgiram as primeiras lâmpadas elétricas incandescentes, que, por se revelarem mais práticas para produzir luz, passaram a ser utilizadas em larga escala.

A lâmpada elétrica é um dos maiores inventos da história da humanidade, é graças à lâmpada elétrica que possuímos nos dias de hoje toda a comodidade e segurança dentro das nossas casas, pois, foi devido ao advento da lâmpada elétrica que pudemos eliminar na maioria das localidades o uso de lampiões, tochas ou velas.

As lâmpadas comerciais utilizadas para iluminação são caracterizadas pela potência elétrica absorvida (W), fluxo luminoso produzido (lm), temperatura de cor (K) e índice de reprodução de cor. Em geral as lâmpadas são classificadas, de acordo com o seu mecanismo básico de produção de luz, em lâmpadas incandescentes e lâmpadas de descarga.

Além da grande importância da lâmpada para a vida do homem, a lâmpada elétrica contribuiu de forma marcante no desenvolvimento de um ramo da engenharia de importância fundamental para a existência de praticamente toda tecnologia atual, a eletrônica.

Tipos e características de lâmpadas e sistemas de iluminação.

Características de uma lâmpada.

Vida útil

É definida como o tempo em horas, no qual cerca de 25% do fluxo luminoso das lâmpadas testadas foi reduzido.Depreciação do fluxo luminoso. Ao longo da vida útil da lâmpada, é comum ocorrer uma diminuição do fluxo luminoso que sai da luminária, por motivo da própria depreciação normal do fluxo da lâmpada e devido ao acumular de poeira sobre as superfícies da lâmpada e do refletor. Este fator deve ser considerando cálculo do projeto de iluminação, a fim de preservar a iluminância média (lux) projetada sobre o ambiente ao longo da vida útil da lâmpada.

Temperatura de cor

Expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz. A sua unidade de medida é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos a referir-nos ao calor físico da lâmpada, mas sim à tonalidade de cor que ela apresenta ao ambiente. Luz com tonalidade de cor mais suave torna-se mais aconchegante e relaxante, luz mais clara torna-se mais estimulante.Índice de Reprodução de Cor (IRC)Este índice quantifica a fidelidade com que as cores são reproduzidas sob uma determinada fonte de luz.A capacidade da lâmpada reproduzir bem as cores (IRC) é independente da sua temperatura de cor (K). Numa residência devemos utilizar lâmpadas com boa reprodução de cores (IRC acima de 80), pois esta característica é fundamental para o conforto e beleza do ambiente.

Tipos de lâmpadas :

As lâmpadas dividem-se essencialmente em dois grandes grupos: lâmpadas de incandescência e lâmpadas de descarga.

Lâmpadas mistas

Lâmpadas de néon.

Lâmpadas de vapor de sódio de baixa e alta pressão.

Lâmpadas de vapor de mercúrio de baixa pressão

(fluorescentes) e de alta pressão.

Lâmpadas de iodetos metálicos.

Lâmpadas de descarga

Lâmpadas Led

Lâmpadas de Incandescência.

Lâmpada de halogéneo.

LÂMPADA DE INCANDESCÊNCIA.

É constituída por um filamento de tungsténio alojado no interior de um ampola de vidro preenchida com gás inerte. Quando da passagem da corrente elétrica pelo filamento, os eletrões chocam com os átomos de tungsténio, liberando energia que se transforma em luz e calor.

Temperatura do filamento:

Superior a 2 000º C.

Vida útil:

Em média 1 000 horas de funcionamento.

Índice de restituição de cor: Possui geralmente um IRC de100.

Rendimento luminoso (lm/w):Têm o menor rendimento luminoso de todas

as lâmpadas (cerca de 17 lm/W)Temperatura de cor: 2.700 K

Funcionamento : Quando se aciona um interruptor, a corrente elétrica passa pela lâmpada através de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamado filamento. Quando a corrente passa por este último, torna-o incandescente, produzindo luz.

Aplicação : As lâmpadas incandescentes comuns podem ser usadas em luminárias com lâmpadas do tipo refletoras. São utilizadas na iluminação geral de ambientes residência, lojas e indústrias ou quando se desejam efeitos especiais. Nas lojas são indicadas para destacar as mercadorias ou para iluminação em geral.

LÂMPADA DE HALOGÉNEO

Em termos de economia, as lâmpadas de halogéneo oferecem mais luz com potência menor ou igual à das incandescentes comuns, além de possuírem uma vida útil mais longa, variando entre 2.000 e 4.000 horas.

invólucro é de quartzo, que tem a propriedade de absorver todo e qualquer componente que se armazene nele. Portanto, caso necessite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com