TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASE PARA UM MODELO DE COMPETÊNCIAS. APRESENTAÇÃO DE UM MODELO.

Ensaios: BASE PARA UM MODELO DE COMPETÊNCIAS. APRESENTAÇÃO DE UM MODELO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHAS

O Artigo “A Construção do Novo Modelo de Gestão de Desempenho por Competências no Governo do Estado de Minas Gerais: Etapas, Metodologia e Fatores Críticos para o Sucesso da Implementação” de Eduardo Soares da Costa Faro tem como principais objetivos explicitar quais foram às etapas e a metodologia utilizadas para a condução do projeto chamado Choque de Gestão que busca mudanças nas políticas de gestão de pessoas, esse foi o projeto inicial que o Governo do Estado de Minas Gerais implementou.

Uma das políticas centrais é a gestão do desempenho dos servidores públicos. Porém após a implantação percebeu-se a necessidade de aprimorar e modernizar os processos e alinhar melhor as estratégias de Governo. Para isso foi utilizada a gestão por competências. Competência que são o conjunto de entregas expressas por meio de comportamentos, conhecimentos, habilidades e atitudes. E nesse modelo as temos como viabilizadoras dos resultados desejados pelo Estado.

O Choque de Gestão sabendo da dimensão das pessoas para que o projeto desse certo de prioridade a reformulação das políticas de remuneração, carreira, desenvolvimento, entre outras. A gestão do desempenho também foi reformulada o que foi de extrema importância no que diz respeito ao alinhamento dos servidores as novas demandas de trabalho.

Para a condução do projeto está diretamente relacionada às variáveis da dinâmica organizacional: políticas e práticas, modelos de gestão, cultura, tecnologia, comportamentos e atitudes, dentre outros. Bem como a mensuração do desempenho é o elemento central, pois permite a visualização dos resultados em detrimento do controle baseado nos meios e procedimentos. O autor cita que as instituições de setor público devem funcionar dentro de padrões de eficiência como os adotados em organizações privadas, o que nós sabemos que na prática não acontece, visto que os servidores possuem a garantia de emprego concedido em sua maioria por concursos.

A instituição deve ter sua visão , missão e principais objetivos e resultados e serem conquistados muito claros, caso contrário não haverão práticas que tornem a organização de fato efetiva. Para isso é necessário estratégia, que mais comumente é conhecida como um plano. Para a elaboração desse plano.

O artigo tem então também como objetivo expor os pontos críticos do projeto. Inicialmente é destacada a forma de organização do projeto como ponto crítico que contribuiu para o sucesso da implantação do projeto, o fato de contar com estruturas diferentes permitiu que obtivesem maior senso de participação do projeto e também que diferentes visões fossem agreagadas.

Bem como contaram com o desafio de lidar com o risco de tensão existente entre o orgão contral e os orgãos usuários destas poçíticas que possuem necessidades particulares e bastante específicas. Essa diversidade permitiu uma troca rica de experiências e visões a cerca do mesmo cenário. Nessa interação foi possível enriquecer o processo de reflexão e então houve seguridade de que os conceitos e a metodologia aplicados seriam repassados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com