TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos Econômicos E Os Modelos Do Processo De Reforma Chinesa Nos últimos Anos

Monografias: Modelos Econômicos E Os Modelos Do Processo De Reforma Chinesa Nos últimos Anos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 2

O rápido crescimento da economia chinesa vem criando turbulências econômicas e afetando indústrias de todo o mundo. A China passou a ser vista como potência mundial e isso impactou muito na economia americana, tanto em importações quanto em exportações e isso resultou numa transformação na política econômica e práticas comerciais. O começo da transformação de uma economia (a produção era determinada pelo governo central em uma economia de mercado) foi possível graças a grandes reformas econômicas e à abertura geral da economia. A partir de 1979, Deng Xiaoping, (líder da China em 1978), introduziu um programa de reforma da economia que mudaria o funcionamento da estrutura econômica do país. Primeiro, suas reformas focaram o setor agrícola. Os preços da produção agrícola aumentaram, as restrições à produção e os impostos sobre essa, diminuíram e, o mais importante, a responsabilidade sobre a produção, a propriedade dos meios de produção e as decisões sobre as mesmas foram transferidas das comunas e governos locais para os próprios agricultores. Essas mudanças levaram ao aumento da renda familiar, o que, por sua vez, aumentou os investimentos, a poupança e a demanda total por bens em todo o país.

Na metade da década de 80, o setor industrial passou por reformas que permitiram a entrada de empresas privadas para complementar as empresas estatais já existentes, o que trouxe algumas liberalizações de preços e salários a essas últimas. Além disso, algumas dessas empresas estatais foram autorizadas a reter uma parcela dos lucros como incentivo pelo bom desempenho, e 14 grandes cidades localizadas ao longo da costa foram abertas ao comércio exterior e ao investimento estrangeiro. Essas reformas atraíram investimento estrangeiro direto sob a forma de novas empresas e de capital estrangeiro, o que proporcionou o desenvolvimento das indústrias de tecnologia e de infra-estrutura. Durante o final da década de 80 e início da de 90, as autoridades chinesas continuaram a melhorar o processo de reformas usando “modelos”para experimentar novas políticas e reformas. Eles implementavam modelos em regiões e em empresas específicas para avaliar o desempenho de uma política antes de implementar em todo o país. Assim, as reformas que não davam certo causavam poucos prejuízos. As exportações da China variavam de produtos têxteis e outros produtos manufaturados de baixo valor agregado como brinquedos, roupas e calçados, a produtos mais sofisticados como eletrônicos, móveis, materiais industriais entre outros.

Um dado interessante é de que, na década de 80 o investimento estrangeiro na China de menos de US$ 5 bi e em 2004 os investimentos já eram superiores a US$ 60 bi. Este fato atrai o resto do mundo.

A economia chinesa, até o dado momento, demonstra não parar de crescer e os investimentos e exportações são reflexo disto.

Apesar deste cenário muito positivo à China, ainda se discute muito a necessidade de melhorias em relação ao meio ambiente e à legislação trabalhista, mas ainda assim, a China não demonstra que perder seu lugar na economia mundial, ao contrário, demonstra que terá papel cada vez mais importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com