TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOÉTICA MODERNA

Artigos Científicos: BIOÉTICA MODERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

1)Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela bioética moderna.

O termo Bioética também denominada ética biomédica juntamente com a disciplina que o designa são novos. A Bioética propicia o entendimento das relações do homem com a vida sob outro enfoque: é responsável pelas escolhas boas ou más, o que é justamente o ponto de vista ética.

A Bioética está assentada em três princípios;

- Beneficiência: caracteriza-se pela obrigação da promoção do bem estar dos outros.

- Justiça: nos dias atuais que se passam a bioética, apresenta-se como algo a procura de uma conduta responsável por parte de quem deve decidir o tipo de tratamento e de pesquisas com relação a humanidade.

- Autonomia: o médico deve respeitar a vontade, a crença e os valores morais do paciente, as pessoas nunca devem ser tratadas como meio afins de outras pessoas.

A contribuição da bioética deve caminhar para respostas equilibradas ante os conflitos atuais e os do próximo século.

2)Explique a relação da bioética com interdisciplinaridade.

A Bioética aborda todos os novos problemas de forma contemporânea.Ela estimula novos patamares de discussão e de reflexão, que podem vir a possibilitar soluções adequadas. A interdisciplinaridade não deve ser vista como uma categoria de ação, que possibilita o dialogo entre diferentes formas de conhecimento.

A Bioética é originalmente interdisciplinar, ela apresenta-se como campos em que a concepção interdisciplinar já não pode ser ignorada ou esquecida, sob a vida de modo perigosamente fragmentário e reducionista. E a interdisciplinaridade torna-se mesmo o eixo dessa articulação, haja visto que ela é parte integrante dos marcos conceituais de um e de outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com