TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRIC's

Tese: BRIC's. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Tese  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Os BRICs atualmente comtemplam mais um país, passando a denominar-se BRICS. Que país ingressou? Quais os motivos do ingresso? Estar no BRICS é importante para o Brasil? Justifique/comente ou exemplifique.

O BRIC foi uma expressão acrônima criada em 2001 pelo economista inglês Jim O’Neill para designar o grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China. A ideia é formar um bloco de cooperação para fortalecer os mercados que estão em constante crescimento. Em 2010 a África do Sul foi o último país a ingressar nesse grupo. Foi quando a sigla Bric ganhou o “s” no final. Apesar de ser a menor economia entre os demais a África do Sul tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) da África e é o único país do continente membro do Grupo dos 20.

A efetivação da África do Sul como membro do BRICS possibilitou ao grupo expandir a sua representatividade geográfica, estratégia esta considerada essencial uma vez que essa união visa uma maior democratização da governança global. Além do mais, esse país defende a tese de que a criação de alianças é um elemento extremamente importante nas relações internacionais.

Ao contrário do que a grande maioria da população pensa, esses países não formam um bloco político-econômico, somente compartilham de uma situação econômica com indicadores de desenvolvimento semelhantes. Este agrupamento, na verdade, é uma espécie de aliança que visa adquirir forças perante o cenário econômico e político internacional, focando, é claro, na defesa de interesses comuns de seus membros.

É visível que a participação dos países emergentes frente à economia mundial só vem evoluindo e esse crescimento deve continuar com o passar dos anos, tendo o BRICS como uma das principais fontes mandatórias da economia.

Baseado nisso, constata-se que o agrupamento BRICS será uma das alianças de maior importância no cenário político e econômico do mundo nos próximos anos, responsável por uma porção considerável de demanda e consumo mundiais. Estes países, além de receberem uma grande quantidade de investimentos e recursos do mundo todo, podem se tornar lideres regionais, auxiliando na ascensão dos países vizinhos e abrindo portas para novos blocos de comércio e oportunidades de crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com