TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BULLYNG: O FRACASSO DAS NOÇOES DE EMPATIA, RESPEITO E SOLIDARIEDADE

Casos: BULLYNG: O FRACASSO DAS NOÇOES DE EMPATIA, RESPEITO E SOLIDARIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 9

BULLYNG: O FRACASSO DAS NOÇOES DE EMPATIA, RESPEITO E SOLIDARIEDADE

INTRODUÇÃO

No âmbito escolar e social, um dos temas mais discutidos atualmente e considerado um grande vilão das relações interpessoais, afetando principalmente crianças e adolescentes é o fenômeno chamado Bullying. Definido por ações como agressões físicas ou psicológicas, constituindo uma forma de abuso exercido por um indivíduo, com o único objetivo de manipular, apelidar, discriminar, chutar, empurrar e excluir, sem motivação evidente, provocando dor, angústia e sofrimento, sendo freqüentemente ocorridos nas escolas, grupos de amigos, família, locais de trabalho denominado assédio moral, asilos, enfim, em ambientes onde há relação interpessoal. Evidentemente o bullying trata-se de um comportamento consciente, premeditado, decidido, agressivo com a finalidade de acobardar o outro. O qual pode ser considerado por alguns especialistas um tipo de violência mais cruel, na convivência humana, e se tornou um problema mundial pela complexidade de se identificar, intervir e combater, pois às vezes afeta uma área íntima, inviolável e preciosa do ser, a sua alma, tornando suas vítimas reféns da ansiedade e de emoções que interfere negativamente nos processos de aprendizagem e desempenho profissional. Portanto apresentaremos neste trabalho possíveis formas de prevenção e tratamento, destacando também os aspectos jurídicos, em fim, identificando os sujeitos bullies e suas vítimas.

DESENVOLVIMENTO

O bullyng começou a ser estudado com um olhar disciplinar e científico há três décadas, após evidencias como aparecimento de seqüelas produzidas no relacionamento interpessoal, tornando-se um grande desafio na atualidade, para vários profissionais de ambas as áreas, como médicos, psicólogos, advogados dentre outros. No dicionário defini-se a palavra bully como: individuo valentão, tirano, mandão e brigão, e a expressão bullyng um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica, de caráter intencional e repetitivo, praticado por um bully agressor, contra uma ou mais vitimas que se encontram impossibilitadas de se defender. Os bullies têm personalidade dominadora, autoritária e provocativa. Vale-se destacar que o bullying é um comportamento apreendido, decorrente de uma educação sem regras, erradio e contraprudente, na qual quem comete não tem a noção de respeito à individualidade e à diferença, não se admitindo sentimento de solidariedade ou apatia pelos comportamentos inadequados em relação ao outro, semeando condutas aprendidas desordenadamente.

Destacam-se algumas formas de comportamento que leva a pessoa a cometer o bullying, tais como: atitudes positivas de violência; excesso de álcool e drogas ilícitas; delinqüências; relação de confronto de poder e autoridade; ausência de empatia; baixa tolerância à frustração; comportamento autoritário e provocativo; intolerância a diferença. Algumas características são comuns nas vitimas do Bullying, normalmente são solitárias; baixa autoestima; pouca supervisão dos pais; tímidas; oprimidas; características físicas ou psicológicas que podem servir de contexto ao sujeito agressor, tais como: obesidade, uso de óculos, condições peculiares, de modo de andar, falar, vestir, em fim.O Bullying é tão grave que não pode ser considerado como uma brincadeira inocente da infância, e sim um padrão agressivo, cruel, proposital e sistemático.

De acordo com Fante, bullying é um conceito especifico, e que não pode ser confundido com outras formas de violência, pelo fato de causar trauma ao psiquismo dos envolvidos. A pesquisadora Fante, acredita que a relação intrafamiliar seja grande responsável por esse fenômeno, por tê-los às vezes carência afetiva, à ausência de limites e poder dos seus pais sobre seus filhos, existindo no dia a dia dessas famílias, maus-tratos físicos e explosões emocionais violentas. De acordo com Silvia, existem algumas atitudes de forma diretas ou indiretas que podem ser configuradas como bullying, as formas diretas a pressão se da de um individuo ou grupo sobre outra pessoa ou grupos de pessoas e as indiretas é alcançado através de algumas estratégias que produzem isolamento e rebaixamento da vítima, formas específicas de desqualificação social.

Entretanto, as vítimas sofrem mais de um tipo de maus-tratos e que na maioria essa violência se funde sob as formas tais como: verbal, moral, sexual, psicológica, material e até virtual, que é cyberbullying. Esta modalidade permite ao agressor ficar no anonimato, e propagar rapidamente o ato transgressor, ocorrido pela rede da internet, por canais ou salas de chat e-mail, blogs, torpedos e espaço de relacionamento, onde crianças e adolescentes interagem se a supervisão de um adulto. Devemos deixar bem transparente que Bullyng não existe só com crianças ou adolescentes, pois adultos também sofrem com isso. Recentemente a apresentadora Americana Jennifer Livingston ao enfatizar que outubro é o mês de combate ao bullying, sofreu esse preconceito por parte de uma telespectadora que por um e-mail enviado ao programa reclamou o excesso de peso da apresentadora dizendo que não seria um bom exemplo para as garotas dos Estados Unidos, evidentemente que o vídeo foi um dos mais visto pela internet e divulgado para todos que sofreram ou sofrem saberem as devidas atitudes a serem tomadas quando vítimas forem.

Outro caso recente foi da menina Amanda Todd, 15 anos, no Canadá, que se mudou de escola, mas continuou sofrendo com o bullying virtual.Foi encontrada enforcada, possivelmente após ter se suicidado, semanas após postar um vídeo na internet no qual mostrava os seios em uma sala de bate-papo online e os problemas causados por sofrer um tipo de bullying virtual.A foto da menina com os seios à mostra circularam por toda a web. Com isso, a adolescente mudou-se de cidade e escola, mas os insultos continuaram por meio do Facebook. A mãe da menina afirmou que ela era uma pessoa muito carinhosa e que queria ajudar outras pessoas que sofriam bullying como ela. Vejamos o que a Silvia explica:

As brincadeiras normais e sadias são aquelas nas quais todos os participantes se divertem. Quando apenas alguns se divertem à custa de outros que sofrem, isso ganha outra conotação, bem diversa de um simples divertimento. Nessa situação específica, utiliza-se o termo bullyng, abrange todos os atos de violência (física ou não) que ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos, impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas.

Enfatizando os argumentos citados ao longo do texto, a problemática é tão grave que após varias medidas judiciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com