TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bagaço

Seminário: Bagaço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Seminário  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Bagaço

O bagaço é o resíduo fibroso resultante da moagem de cana e contêm ao redor de 48 a 52% de umidade, 2% a 3% de sólidos solúveis (brix) e 46% a 48% de sólidos insolúveis (fibra). Para cada tonelada de cana processada resultam ao redor de 280 kg de bagaço. Esse valor é obtido pelo princípio da tecnologia sucroalcooleira de que toda fibra que entra com a cana na moenda ou difusor é igual à quantidade de fibra que sai com o bagaço.

Em uma t de cana (1000 kg) o rendimento de bagaço em quilogramas por tonelada de cana será:

Por exemplo, sendo a fibra % cana igual a 13,0% e a fibra % bagaço de 46,0%:

Rendimento de bagaço = 1000 * 13,0 / 46,0

Rendimento de bagaço = 283 kg/t cana

O excedente de bagaço nas usinas brasileiras teve aumento significativo na década de noventa, com a redução de consumo de vapor, fruto da melhoria de eficiência nos processos produtivos, criando um mercado de comercialização desta biomassa para outras indústrias. A partir de 2001, quando da crise de energia elétrica no Brasil (apagão), e com o setor elétrico num processo de privatização, a remuneração da energia elétrica passou a viabilizar investimentos das usinas em caldeiras de alta pressão e processos produtivos mais eficientes, tornando possível a geração adicional de energia elétrica e sua comercialização com outras empresas consumidoras. Assim, usinas que comercializavam bagaço no mercado, passaram a consumi-lo internamente, visando aumentar a exportação de energia elétrica, de forma significativamente mais rentável que a simples comercialização do bagaço. Desta forma, a biomassa passou a ter um valor significativamente mais alto para estas usinas do que o simples preço de mercado do bagaço.

Para início da safra seguinte ou para ser utilizado na entressafra, o bagaço precisa ser armazenado adequadamente, para que sejam preservadas suas propriedades combustíveis, o que pode ser realizado em áreas abertas ou armazéns cobertos. A possibilidade de enfardamento do bagaço ou de sua compactação aumenta as alternativas logísticas e do mercado consumidor dessa fonte renovável de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com