TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCOS DE LER/DORT NA ATIVIDADE DE RALEIO MANUAL DE BAGAS DE UVA DE MESA NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

Por:   •  20/11/2018  •  Artigo  •  7.454 Palavras (30 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 30

RISCOS DE LER/DORT NA ATIVIDADE DE RALEIO MANUAL DE BAGAS DE UVA DE MESA NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

RISKS OF RSI IN THE ACTIVITY OF HAND THINNING OF GRAPE BERRIES TABLE FINE ON SUBMEDIUM SAN FRANCISCO

Gláucia Míria Alves Silva

Universidade Federal do Vale do São Francisco

glauciamasilva@gmail.com

Prof. Dr. Nildo Ferreira Cassundé Junior

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Nildo.cassunde@univasf.edu.br

Grupo de Trabalho: Novas Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido

Resumo

A intensificação do trabalho, gerada pela introdução de novas tecnologias e por mudanças gerenciais, modifica o perfil de adoecimento dos trabalhadores. Isso pode ser observado através do aumento dos casos de doenças relacionadas ao trabalho como as LER/DORT, que representam o principal grupo de doenças ocupacionais em nosso país. O prejuízo nas empresas vai da redução da produtividade e/ou qualidade, absenteísmo, até o aumento dos custos com o auxílio doença, perda ou diminuição da capacidade funcional do trabalhador com consequente diminuição da autoestima e todos os fatores sócio profissionais e familiares envolvidos. Com o desenvolvimento da Fruticultura, sendo a região nordeste, em especial o Vale do São Francisco, o grande destaque em exportação de uvas, a atividade de raleio manual das bagas tornou-se indispensável à produção de uvas finas de mesa, havendo uma preferência da mão-de-obra feminina para a prática dessa atividade por se tratar de um produto suave, frágil e perecível. Para alguns pesquisadores, as mulheres estão mais suscetíveis às doenças ocupacionais devido à dupla jornada de trabalho que possuem (doméstica e no trabalho profissional fora de casa). Nesse aspecto, buscou-se identificar quais os tipos de LER/DORT possíveis de acometer as trabalhadoras na atividade de raleio e quais são os riscos de desenvolvimento dessa doença nas mulheres que praticam a atividade de raleio manual de bagas de uvas de mesa no Submédio do Vale do São Francisco. Para isso realizou-se um estudo de caso em uma empresa de produção de uvas na cidade de Petrolina/PE, onde foi feito um levantamento de informações e através da análise desses dados conclui-se que essas trabalhadoras estão predispostas a desenvolver lesões nos ombros, nas mãos, ao longo da coluna devido às posturas e movimentos repetitivos que a tarefa exige.

Palavras-chave: fruticultura, LER/DORT, raleio, uvas, mulheres

Abstract

The intensification of work generated by the introduction of new technologies and management changes, modifies the pattern of illness among workers. This can be seen through the increase in cases of work-related illnesses such as RSI, which represent the main group of occupational diseases in our country. The loss in business will reduce the productivity and / or quality, absenteeism, increased costs to the sickness, loss or functional impairment of the worker with a consequent reduction in self-esteem and all socio-professional and family involved. Among the various agricultural activities, Fruits is developing, and the northeast, especially the São Francisco Valley, the great emphasis on the export of grapes. The activity of thinning the berries became indispensable to the production of fine grapes. There is a preference of hand labor of women to practice this activity because it is a mild, fragile and perishable, in the case of the grape. For some researchers, women are more affected by occupational diseases due to double shifts that have (domestic and professional work outside the home). In this regard, we sought to identify what types of RSI possible to tackle the workers in the activity of thinning and what are the risks of developing this disease in women who practice the activity of thinning of berries of table grapes in the Lower Basin San Francisco Valley. For this there was a case study in a company producing grapes in the city of Petrolina, where a survey was carried out and through the analysis of these data, it is concluded that these workers are predisposed to develop shoulder injuries, hands, along the spine due to repetitive movements and postures that the task requires.

Key words: fruit, RSI, thinning, grapes,women.

1. Introdução

A Saúde do Trabalhador está inserida na área da Saúde Pública, que tem como objetivo estudar as relações entre o trabalho e a saúde, bem como os fatores determinantes da saúde do trabalhador tais como os condicionantes sociais, econômicos, tecnológicos e organizacionais que são responsáveis pelas condições de vida e os fatores de risco ocupacionais – físicos, químicos, biológicos, mecânicos e aqueles decorrentes da organização laboral – presentes nos processos de trabalho.

A intensificação do trabalho, gerada pela introdução de novas tecnologias e por mudanças gerenciais, que aliada a fatores psicológicos relacionados ao emprego, modifica o perfil de adoecimento dos trabalhadores. Isso pode ser observado através do aumento dos casos de doenças relacionadas ao trabalho como as Lesões por Esforços Repetitivos (LER), também denominadas de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), que representam o principal grupo de doenças ocupacionais em nosso país.

As LER/DORT são um dos mais graves problemas relacionados à saúde do trabalhador e sua ocorrência está associada a atividades no trabalho que exijam força excessiva, postura inadequada e repetitividade de um mesmo padrão de movimento.

Przysiezny (2000) afirma que o movimento repetitivo é geralmente solicitado aos músculos dos ombros, antebraços, punhos e mãos para a execução das tarefas. Ainda segundo o autor a incidência de LER/DORT abrange, além de digitadores, bancários, telefonistas, operadores de caixa registradoras, operários de linha de montagem de fábricas, auxiliares de enfermagem e muitas outras classes trabalhistas com maior ou menor acometimento.

O prejuízo nas empresas vai da redução da produtividade e/ou qualidade, absenteísmo, até o aumento dos custos com o auxílio doença, perda ou diminuição da capacidade funcional do trabalhador com consequente diminuição da autoestima e todos os fatores sócio profissionais e familiares envolvidos.

A atividade agrícola, que por séculos constituiu-se o meio de vida dos agricultores e de suas famílias, converteu-se numa atividade voltada para a produção comercial e hoje, os trabalhadores do campo no Brasil, estão inseridos em distintos processos de trabalho: desde a produção familiar em pequenas propriedades e o extrativismo, até grandes empreendimentos agroindustriais que se multiplicam em diferentes regiões do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.5 Kb)   pdf (755.3 Kb)   docx (361.3 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com