TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Patrimonial, DRE E DFC

Trabalho Universitário: Balanço Patrimonial, DRE E DFC. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  5.345 Palavras (22 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 22

EEEFM “DAVID ROLDI”

Balanço Patrimonial, DRE e DFC

Demonstrações Contábeis

Herica Merlo Margon

02/04/2014

RESUMO

Apresentamos neste trabalho científico uma pesquisa realizada em algumas

Literaturas de Contabilidade, com o objetivo de conceituar os principais Demonstrativos Contábeis, numa abordagem legal e administrativa. No inicio do trabalho, falamos um pouco do Sistema de Informação Contábil, que é considerado um sistema de mensuração, pois, auxiliam os gestores nas tomadas as decisões. Citamos também os Objetivos da Contabilidade, os usuários e seus interesses nas informações contidas nos demonstrativos. Conceituamos três tipos de Demonstrativos: o Balanço Patrimonial, que demonstra a situação financeira e patrimonial da entidade em determinado período; a Demonstração do Resultado do Exercício, que é onde são transferidas as contas de receitas e despesas para apurar se a empresa teve lucro ou prejuízo; e Demonstração do Fluxo de Caixa, que controla todas as entradas e saídas de dinheiro do Caixa da empresa. Em Contabilidade de Custos citamos os conceitos e as diferenças entre custos e despesas. E para fechar o trabalho encerramos com um anexo das principais leis que regulamenta os Demonstrativos Contábeis citados no trabalho.

1-INTRODUÇÃO

Com a globalização da economia, na busca de maior competitividade, é essencial um sistema de gerenciamento de desempenho constante que possa identificar, recolher, analisar, armazenar e distribuir informações de modo a agregar valor ao negócio.

Nesse sentido a contabilidade contribui substancialmente de modo a facilitar o processo decisório, fornecendo informações relevantes através da contabilidade gerencial e da contabilidade de custos.

A contabilidade de custos através do controle, apropriação e classificação dos custos diretos e indiretos buscam através do princípio da causação, estabelecer critérios e técnicas que permitam identificar, mensurar e incorporar os custos aos produtos finais, eliminando os custos desnecessários.

No contexto atual, apenas o controle e redução de custos não garantem a sobrevivência da organização. É necessário um fluxo eficiente de informações, que permitam mensurar através de índices comparativos de desempenho dos mais variados, o nível de satisfação ao atendimento das expectativas e necessidades dos seus clientes internos e externos.

2-SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

A contabilidade tem como função principal a mensuração do lucro e reportar a posição patrimonial em determinado período, e também acompanha a evolução patrimonial das entidades. Outro papel muito importante da contabilidade é atender as exigências do Fisco que são grandes interessados, pois se baseando na contabilidade é que são arrecadados quase todos os impostos, e é também através dos demonstrativos contábeis o governo pode fazer análises estatísticas da situação econômica do país.

A contabilidade é considerada um sistema de informação que possui dentro do seu processo um sistema de mensuração. E este sistema de informação contábil dependerá dos ajustes das opções de mensuração que forem escolhidas.

A política contábil de uma empresa deve ser bem estruturada dentro dos

Princípios e Convenções da Contabilidade. Quanto mais os usuários entenderem a lógica de seus conceitos, maiores serão suas opções e ferramentas de análise, atingindo assim uma maior eficiência, tanto na análise dos dados quanto nos demonstrativos.

2.1-Objetivos da Contabilidade

Todos os campos de estudo têm como ponto de partida, estabelecer os objetivos e os pontos de atuação.

A contabilidade tem como objetivo criar um arquivo de informações destinado

a usuários de qualquer natureza, física ou jurídica, que vão auxiliá-los no processo de tomada de decisões, e também acompanhar o andamento e evolução de seus negócios.

São vários os tipos de usuários da contabilidade, e cada um possui um interesse particular nas informações contidas nos demonstrativos.

A seguir alguns usuários e seus interesses:

Sócios / Acionistas: Qual a lucratividade e o grau de segurança de seus investimentos.

Gestores: Fluxo contínuo de informações sobre os mais variados aspectos da gestão financeira e econômica das empresas. Ferramenta para obtenção de recursos, divulgação de resultados, e tomada de decisão.

Governo: Tributar e cobrar impostos e taxas.

Financiadores: Determinar a segurança de retorno do seu dinheiro emprestado.

Fornecedores: Determinar a segurança de recebimento de seu crédito.

Existem três tipos de contabilidade: a Financeira, a Gerencial e a Fiscal.

A Contabilidade Financeira é destinada ao público geral, banqueiros, credores, governos entre outros.

Contabilidade Gerencial é de uso interno da empresa, pelos gestores responsáveis pela administração, estas informações são tratadas de forma abrangente, auxiliando as tomadas de decisões.

Contabilidade Fiscal atende especialmente ao Fisco, e visa apurar de forma objetiva e correta os impostos, dentro das regras da Legislação.

3-DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

O Balanço Patrimonial e a Demonstração Resultado do Exercício (DRE)

fazem parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis de uma entidade, e são exigidas pela atual legislação societária brasileira. Os critérios para elaboração são definidos por órgãos específicos de cada país. No Brasil é o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que expede as normas gerais da contabilidade.

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) é muito utilizada em vários países.

Nos EUA, é obrigatório desde 1988, mas ainda não é obrigatória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com