TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base Diagnostica

Artigos Científicos: Base Diagnostica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 11

– Hematologia

1. Descreva sobre a composição e função sanguínea.

O sangue é um fluido corporal cuja função principal é a de estabelecer a comunicação entre os diversos órgãos e tecidos de um organismo.

Os principais componentes químicos do plasma sanguíneo que apresentam interesse são as proteínas (7%), os lípidos (0,7%), os carboidratos, íons e hormonios

Funções do sangue:

Transporte: Transporta oxigênio, dióxido de carbono (gases), nutrientes, hormônios, calor e resíduos.

Regulação: Ajuda na regulação do pH, da temperatura corporal e do conteúdo de água das células.

Proteção: Protege da perda de sangue por meio da coagulação. Dos micróbios e toxinas estranhos por meio de atividades de glóbulos brancos fagocíticos e de certas proteínas plasmáticas.

2. Um tubo de ensaio com sangue acrescido de solução anticoagulante é centrifugado. Após esse processo, ocorre a formação de três camadas nesse mesmo tubo. Quais camadas são essas e de que elas são compostas?

O sangue é formado por um líquido amarelado denominado plasma, no qual se encontram em suspensão milhões de células.

Entre as proteínas plasmáticas, encontram-se a albumina, responsável pela manutenção da pressão osmótica sanguínea; o fibrinogênio e a protombina, que participam na coagulação; e as globulinas, incluindo os anticorpos, proporcionam imunidade face a muitas doenças.

Uma grande parte do plasma (95%) é composta pela água, meio que facilita a circulação de muitos fatores indispensáveis que formam o sangue.

O nível de sal no plasma é semelhante ao nível de sal na água do mar.

Na figura acima, pode-se observar um vaso sanguíneo (cortado ao meio), onde aparecem os elementos figurados (plaquetas, glóbulos vermelhos e brancos), suspensos sobre o plasma sanguíneo.

Elementos Figurados

o Glóbulos vermelhos

o Glóbulos brancos

o Plaquetas

3. Um hemograma é composto por quais exames? Diferencie-os.

Eritrograma ,Leucograma ,Plaquetograma

No hemograma são avaliadas as três séries celulares componentes do sangue: eritrócitos, leucócitos e plaquetas, compondo o eritrograma, leucograma e plaquetograma. No eritrograma, são contados os eritrócitos, são medidas as concentrações de hemoglobina e hematócrito, são determinados os índices hematimétricos (volume celular médio, concentração de hemoglobina corpuscular média, hemoglobina corpuscular média), além da determinação do RDW, que indica a variação do tamanho dos eritrócitos. No leucograma, três populações de leucócitos são classificadas e contadas segundo suas características citológicas. No plaquetograma, as plaquetas são contadas e seu tamanho médio é determinado (VPM).

4. Discorra sobre o eritrócito quanto ao seu tamanho, distribuição e coloração em um eritrograma.

1: cor: a intensidade da cor fornece uma orientação do conteudo de Hb nos eritrocitos, e sao usados nos termos: normocrômio, hipocrômio e hipercrômio.

Anisocromia: presenca de hemacias hipocromicas e normocromicas no mesmo esfregaço.

Policromatofilia ou policromasia: presença de eritrócitos com cor azul-acinzentada, indicando presença de eritrocitos jovens liberados prematuramente.

2: tamanho: MACROCITOS: eritrocitos anormalmente grandes, MICROCITOSE: eritrocitos anormalmente pequenos, ANISOCITOSE: variação anormal no tamanho dos eritrocitos.

3: forma: POIQUILOCITOSE: variação na forma.

-Eliptócito: celulas em forma elíptica, geralmente aparece em anomalia hereditaria, pessoas normais podem até ter mas menos de 10%.

-Esferócitos: eritrocitos esfericos, nao possuem o centro pálido.

-Células-alvo: são eritrócitos mais delgados que o normal (leptócitos), ocorrem em anemia hipocromicas.

-Esquizócitos: fragmentos celulares indicando hemólise. Podem ter forma triangular ou eliptica pequena com denteações. comum em anemia hemolitica.

-Célula falciforme: eritrócitos com forma bem definida de foice e se cora mais intensamente. comum em anemias falciforme.

-Estomatócito: a área biconcava parece uma fenda, comum em um tipo incomum de anemia hemolitica hereditaria.

-Ancatócitos: eritrócitos com finas projeções partindo da superficie. comum em anormalidades com o metabolismo fosfolipidico.

-Equinócitos: possuem espículas distribuidas sobre a superficie dos eritrocitos.

5.O que é poiquilocitose? Cite e defina os principais tipos de pecilócitos.

POIQUILOCITOSE OU PECILOCITOSE A célula que tem forma anormal. Fala-se em poiquilocitose, quando há um número exagerado de células de forma anormal. A altitude produz um certo grau de poiquilocitose em indivíduos hematológicamente normais. A poiquilocitose é uma anormalidade comum, inespecífica, encontrada em várias desordens hematológicas: pode resultar de produção de células anormais pela medula óssea ou de dano às células normais após serem liberadas para a corrente sangüínea. A presença de poiquilocitose com certas formas específicas como por exemplo, esferócitos ou eliptócitos, pode Ter um significado especial.

5. Descreva o Método da Cianometahemoglobina.

Neste método os compostos de hemoglobina, com exceção da sulfahemoglobina, são rapidamente convertidos a ciametahemoglobinasob a ação do cianeto de potássio e do ferricianeto de potássio.

a) 0,020 ml de sangue são colocados em 5 ml de solução de Drabkin (modificada)* Homogeneizar. Leitura após 3 minutos.

b) Leitura de fotocolorimétro (filtro verde) ou espectrofotômetro (540 nm) contra solução de Drabkin, modificada.

c) Cálculo: absorbância x fator de calibração = g% Hb no sangue total.

6. Quanto à formação dos elementos figurados do sangue, defina hematopoiese. Comente sobre onde encrontra-se tecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com