TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Diagnosticas

Trabalho Universitário: Bases Diagnosticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  330 Visualizações

Preparo do paciente e coleta de amostras

Nas últimas décadas, a medicina laboratorial vem ampliando largamente sua atuação. Novas tecnologias foram implantadas, como anticorpos monoclonais, genética molecular, citometria de fluxo, contribuindo como parte do processo de decisão diagnóstica na confirmação, tratamento, monitoramento e prevenção das doenças. Com todos estes avanços, o grande desafio é tornar clara a influência de diversos fatores e a possibilidade de interferências e de eventuais limitações nas diversas etapas que compreendem o processo das análises para o apoio diagnóstico. A combinação de variações fisiológicas, de influências e interferências traz dificuldades até mesmo à interpretação de determinações simples.

A qualidade de um laudo está diretamente relacionada a três fases distintas do processo de análise: a fase pré-analítica, a fase analítica e a fase pós-analítica. A etapa pré-analítica inicia-se com o pedido médico, incluindo, quando necessário, as informações adequadas quanto à indicação e à suspeita diagnóstica, passa pelo preparo do paciente e envolve todo o procedimento de coleta, manuseio, conservação e transporte da amostra (quando pertinente). Portanto é de grande importância difundir o conhecimento do impacto das novas e velhas variáveis pré-analíticas para os pro fissionais envolvidos tanto no desempenho da análise quanto na interpretação de um laudo.

Observações:

* Os fatores de influência, dietas especiais, bem como as interferências específicas para cada exame, serão discutidos detalhadamente durante a abordagem do teste no capítulo pertinente.

* O preparo e as orientações ao paciente, inerentes aos testes gráficos e por imagem, estão descritos detalhadamente no capítulo específico.

Fatores de Influência e Interferência

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com