TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios ambientais em Natuira

Artigo: Benefícios ambientais em Natuira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Artigo  •  2.101 Palavras (9 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 9

Os Benefícios ambientais na Natuira:

A Natura tem como alguns projetos até 2020, que é aumentar de 1.400 para até 12 mil famílias fornecedoras de matérias-primas da biodiversidade brasileira. Construir um Centro de Conhecimento em Manaus, montar um Parque Industrial em Benevides, no Pará, atrair novos negócios verdes para a região e movimentar até 1 bilhão de recursos para implementar o Programa Amazônia, que quer transformar a região em um grande polo mundial de inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Nos últimos anos, a Equipe percebeu que a Amazônia podia ser muito mais como região. E a Natura tinha muito mais a contribuir por todo o conhecimento que havia acumulado em todos esses anos. Essa troca precisava ser intensificada. Então todo o olhar para a Amazônia mudou nesses últimos três anos, quando começou a perceber que a equipe tinha um papel muito importante para ajudar a região a encontrar caminhos de desenvolvimento sustentável a partir da biodiversidade.Com isso várias comunidades do local vão se beneficiar pois terão um papel fundamental, porque é dali que nascerá a produção sustentável, o manejo da floresta de forma organizada, que trará riqueza e vigor econômico para que elas consigam conservar, tendo uma vida econômica e socialmente viável. As comunidades e cooperativas são as principais instituições que queremos fortalecer e desenvolver, pois sabemos que essas populações fixadas na floresta preservam e conservam. Buscam também a responsabilidade ambiental que devem gerenciar suas atividades de maneira a identificar os impactos sobre o meio ambiente, minimizando ações próprias protencialmente agressiva ao meio ambiente e disseminando para outras empresas as práticas e conhecimento adquiridos na experiência ambiental. A Natura, como visa muito a sustentabilidade e a ecoeficiência, e ao longo de todos os seus processos, pois seu compromisso gera valores nessa cadeia entre uma e outra. Com isso buscam a ecoeficiência automaticamente favorece a valorização da biodversidade e de sua responsabilidade social.Sendo assim obtêm algumas diretrizes para o meio ambiente da natura:

Responsabilidade para com as gerações futuras;

A educação ambiental;

O gerenciamento do impacto do meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços;

A minimização de entradas e saídas de materiais.

No enfrentamento dos impactos ambientais resultantes de suas atividades no setor de cosméticos, saúde e fitoterápicos, tanto no Brasil quanto no exterior, a empresa:

Cumpre os parâmetros e requisitos exigidos pela legislação e demais normas subscritas pela organização; Controla-os e monitora-os em todas as fases de produção, com vistas à redução de uso de insumos de valor ambiental estratégico, à eliminação gradativa de ensaios com animais em matérias primas para produtos cosméticos, à redução de impactos ambientais de embalagens e à pronta reparação de eventuais incidentes; Promove a melhoria contínua dos processos em toda a cadeia produtiva, incorporando tecnologias limpas; Trata a questão ambiental como tema transversal em sua estrutura organizacional e a inclui no planejamento estratégico; Desenvolve novos negócios ou novos modelos de negócio levando em conta os princípios e as oportunidades oferecidas pela sustentabilidade.

Educação Ambiental

Natura busca disseminar a cultura da responsabilidade ambiental, individual e coletiva, entre colaboradores, equipes de vendas, fornecedores, prestadores de serviços e consumidores. Capacita colaboradores para a prática da sustentabilidade nas atividades profissionais e estende esse compromisso às parcerias com fornecedores, inclusive por meio de cláusulas contratuais. Desenvolve ações de educação ambiental e treinamento sobre a prática da responsabilidade ambiental para colaboradores, estimulando o debate; promove campanhas internas dirigidas a familiares de colaboradores e à comunidade do entorno imediato da empresa; e participa ou apóia projetos e programas de educação ambiental voltados para a sociedade em geral. Gerenciamento do impacto no meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços

A Natura opera sistemas de gestão ambiental com ampla identificação de riscos, plano de ação, alocação de recursos, treinamento de colaboradores e auditoria.

Foca sua ação preventiva nos processos que oferecem dano potencial ao meio ambiente, à saúde e risco à segurança de seus colaboradores, objetivando a prevenção à poluição, e realiza regularmente atividades de controle e monitoramento. Produz estudos de impacto em toda a cadeia produtiva; desenvolve parceria com fornecedores visando à melhoria de seus processos de gerenciamento ambiental.

Minimização de entradas e saídas de materiais

Sem alterar seu padrão tecnológico atual, a Natura procura reduzir o consumo de energia, água, produtos tóxicos e matérias-primas, e implantar processos de destinação adequada de resíduos. Investe na atualização de seu padrão tecnológico, visando à redução ou substituição de recursos de entrada; realiza o tratamento de efluentes e de resíduos em geral e promove o uso de matérias-primas renováveis. Possui processos para medir, monitorar e auditar os aspectos ambientais associados ao consumo de recursos naturais e à geração de resíduos, estabelecendo periodicamente novas metas. Procura adotar práticas de bom manejo florestal na extração de ativos e na utilização sustentável de recursos naturais básicos; promove a reciclagem e o reuso de materiais, o gerenciamento da qualidade do ar, da água e do solo, o controle de efeitos sonoros, a redução do desperdício, e privilegia o uso de materiais biodegradáveis, entre outras iniciativas.

A Natura busca desenvolver projetos e orienta os investimentos visando à compensação ambiental pelo uso de recursos naturais e pelo impacto causado por suas atividades. Busca organizar a sua estrutura interna de maneira que o meio ambiente não seja um tema isolado, mas que permeie todas as áreas da empresa, sendo considerado a cada produto, processo ou serviço que desenvolve ou planeja desenvolver. Isso permite à empresa prevenir-se de riscos, além de reduzir custos, aprimorar processos e explorar novos negócios voltados para a sustentabilidade ambiental, favorecendo a sua inserção no mercado.

Há doze anos, a Natura incorporou ativos da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com