TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos Ambientais

Pesquisas Acadêmicas: Riscos Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho constitui em primeiro lugar na caracterização dos resíduos orgânicos urbanos da cidade do Recanto das Emas DF.

Após esta análise partiu-se para implantação de um modelo de E ducação Ambiental, com informação, sensibilização e discussões em relação a problemas ambientais, bem como,sobre os benefícios e métodos de compostagem, além de informar sobre a importância de amenizar os impactos ambientais gerados pela utilização inadequada dos recursos naturais utilizando a compostagem de resíduos sólidos e orgânicos como ferramenta estratégica para sensibilizar s comunidade escolar em relação aos problemas ambientais.

Conforme LIMA (2004), o composto produzido a partir dos resíduos orgânicos não representa necessariamente uma solução para os problemas da escassez de alimentos ou de saneamento ambiental, mas pode construir significantemente como um elemento redutor dos danos causados pela disposição desordenada do lixo no meio urbano, alem de propiciar a recuperação de solos agrícolas exauridos pela ação de fertilizantes químicos quando aplicados indevidamente.

O presente trabalho tem como objetivo relatar como a Educação Ambiental é importante dentro das escolas públicas no DF, demonstrar como construir uma composteira e conseqüentemente, produzir composto orgânico. Também pretende conscientizar os alunos de que é possível reduzir a quantidade de resíduo encaminhada aos aterros, através de ações simples efetuadas dentro da própria escola ou nossos domicílios.

Também devemos ressaltar a problemática dos resíduos sólidos e a degradação da natureza enfatizando a importância da reciclagem dos resíduos através da coleta seletiva, mostrando seus benefícios ao meio e á comunidade.

Pois o lixo resulta da atividade humana, portanto, é considerável inesgotável. É diretamente proporcional á intensidade industrial e o aumento populacional. Não se consegue parar de produzir-lo todos os dias. Além disso, do processo produtivo resulta sempre a geração de resíduos.

Para CALDERONI (2003), em decorrência, pode-se dizer que praticamente toda a produção mundial de bens,realizada diariamente, mais cedo ou mais tarde, irá transformar-se em lixo.

2 DESENVOLVIMENTO

A compostagem na cidade do Recanto das Emas DF, no CEF 306, localizado na cidade acima citada. Suas turmas é do 1° ano ao 7° ano, nos turnos matutino e vespertino.

Em primeiro lugar, realizou-se visitas ao CEF 306 para identificação do cenário o qual daria suporte para a implantação do modelo de compostagem domestica e reuniões realizadas com a diretora, professores e profissionais responsáveis pela cozinha da escola.

Foi informado a eles o que seria a compostagem, qual o seu produto final, suas etapas, a importância de sua realização, e seu beneficio para o meio ambiente como medida de amenizar os impactos ocorridos pela geração de resíduos especialmente matéria orgânica. Após a etapa de identificação e reuniões com os funcionários, uma professora do 5° ano “C” fez questão que sua turma participasse do projeto.

A exposição do tema aos alunos foi feita por meios de cartazes e retro- projetor informando a respeito da geração de resíduos sólidos e orgânicos.

De acordo com Fadini, 2005, um dos maiores problemas do meio ambiente é a produção de lixo. Anualmente são produzidos milhões de toneladas de lixo, contendo vários materiais recicláveis. O acumulo desses resíduos no meio ambiente diminui e com isso a poluição ambiental é minimizada, melhorando a qualidade de vida da população.

Após a exposição teórica sobre o tema os alunos do 5° ano “C”, fizeram associações com o cotidiano, identificando ações que levam uma disposição de resíduos sólidos urbanos na natureza.

A reciclagem é uma solução para a redução de resíduos sólidos no ambiente, tendo solucionado muitos problemas gerados pela disposição inadequada de lixo e pela grande quantidade gerada. (EDUCAÇÂO,2005)

Os alunos citaram exemplos de mau cheiro, poluição de rios, córregos onde são jogados lixos e de como as ruas e terrenos vazios ficam sujos e feios devido ao descarte de resíduos pelas pessoas que vivem na cidade. Os mesmos chamaram a atenção a respeito dos cães, insetos, mosquitos, que são atraídos pelos locais onde tem lixo em decomposição. Também foram enumerado as enfermidades que podem ser acarretadas pelo mau descarte dos resíduos orgânicos.

Foi demonstrado aos alunos o adequado tratamento no destino final do lixo, onde ocorre o processo biológico de compostagem no qual os microorganismos convertem a parte orgânica dos resíduos em material estável tipo húmus.

Todas as plantas e animais mortos apodrecem e se decompõem. São distribuídos por larvas, minhocas, bactérias e fungos, e os elementos químicos e nutrientes que eles contem voltam a terra. Os ciclos naturais de composição e reciclagem da matéria podem aproveitar os resíduos gerados pelo ser humano.Contudo, uma grande quantidade desde sobrecarrega o sistema.

Conforme JAMES, 1997, o problema agrava-se porque muitos das substancias manufaturados pelo ser homem não são biodegradáveis.

Após a etapa de sensibilização e informação para o 5° ano “C” do CEF 306, passou-se para a etapa de escolha da composteira, definida como o local onde seriam guardados os restos orgânicos ( sobras de legumes, frutas e restos de alimentos, para que microorganismo pudessem decompô-los e transformá-los em chorume. Vale lembrar que o chorume resultante diluído de 3 á 5 partes em cada litro d’agua, pode ser utilizado para regar plantas, árvores e hortaliças.

Para escolher o modelo de composteira, foi realizado uma pesquisa onde os alunos do 5° ano apresentaram os modelos encontrados na pesquisa sendo sugerido também vários materiais a serem utilizados na construção da composteira como bambu, madeiras, cestos de palha, caixas de madeiras, tijolos ou mesmo na horta já existente.

As crianças do 5° ano iriam utilizar a composteira de maneira adequada a sua faixa etária e de fácil manuseio, por isso, escolheram construir com tijolos feito com furos, os quais possibilitaram uma boa aeração do material em fase de decomposição. È importante ressaltar que a compostagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com