TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bercarista

Dissertações: Bercarista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  243 Visualizações

Vaneide Santos de Sousa,cursando segundo período em pedagogia e atualmente cursista em atendente de creche e berçarista

Rotinas do Berçário

Faixa etária: de 0 a 12 meses com total de 30 crianças

O Berçário está localizado em uma área reservada e adequada para receber os bebês. Possui duas salas amplas e bastante arejadas, uma para estimulação e outra para as refeições, um dormitório equipado com berços, cozinha e um banheiro privativo, estruturado para banhos e trocas das crianças. Conta, também, com um pátio com viveiro, brinquedos e horta, para que os bebês possam brincar tomando o banho de sol diário.

No decorrer da rotina, as berçaristas organizam atividades de estimulação, para ajudarem a criança a aprimorar as habilidades já adquiridas e a desenvolver outras a partir da interação com o ambiente e com objetos e materiais oferecidos nas atividades e brincadeiras. Essa rotina é estabelecida em função do grupo, valorizando a peculiaridade de cada criança e as características coletivas em diferentes momentos.

O Berçário utiliza diversos brinquedos: fantoches, chocalhos, livros de banho, bolas, instrumentos musicais, percurso emborrachado com túnel, rolos, escadinhas, rampas etc. As berçaristas, ao oferecerem materiais e objetos para as atividades, observam o que a criança já é capaz de fazer e o que ainda exige aprendizagem. Promovem, também, a programação de “Rodas de histórias” e das aulas especializadas de música, desenvolvendo nas crianças a capacidade de expressão de gestos, ritmos e movimentos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com