TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodiversidade

Relatório de pesquisa: Biodiversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

1. Biodiversidade

Sob os impactos de atividades humanas, acrescidas pelo aumento populacional, houve uma degradação cada vez mais rápida e generalizada do ambiente natural. A noção de biodiversidade desenvolveu-se dentro desse contexto, de crise. Porém a questão da diversidade biológica não é uma ideia recente dentro dos meios científicos, não mais que as discussões sobre a expansão demográfica. É justamente a tomada de consciência, num período muito recente, sobre o desaparecimento de espécies e a degradação ambiental, sob o efeito interligado ao desenvolvimento tecnológico cada vez mais forte, que promoveu a preocupação dos cientistas e das associações de conservação da natureza.

Diante de uma situação tão preocupante, torna-se urgente preservar o que ainda resta. A noção de biodiversidade passa a ter um sentido novo, dentro da urgência em se conduzir a uma ação enérgica e rápida.

É preciso mobilizar todos os conhecimentos científicos adquiridos, como também sensibilizar a população e os representantes desta, os políticos, sob os aspectos das consequências econômicas, ecológicas, e com certeza social, de uma degradação acelerada da biodiversidade.

2. Engenharia Genética

De tempos em tempos, e cada vez mais frequentemente, a divulgação de novos avanços científicos e tecnológicos nesta área causam impactos na opinião pública e reacendem as polêmicas sobre as precauções que se fazem desejáveis no ordenamento e no balizamento dos limites que a sociedade deseja impor à capacidade humana em avançar no desconhecido e a velocidade com que se deve incorporar as novas técnicas daí resultantes. Especialmente na biotecnologia, que rompeu barreiras naturais da limitação entre espécies e possibilitou a manipulação de um patrimônio que se originou nos primórdios da vida em nosso planeta, incluindo-se neste a criação de seqüências genéticas que nunca existiram, ou pelo menos nunca foram detectadas nos seres que conhecemos. É este avançar no desconhecido que faz com que cientistas e não cientistas sejam cautelosos nos passos a serem dados.

3. Consumo Consciente

A ideia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Leva em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente.

E os reflexos podem ser positivos ou negativos. Ao comprar produtos de uma empresa que utiliza trabalho escravo, por exemplo, o consumidor financia essa prática abominável. Por outro lado, se comprar alimentos orgânicos ou de comércio justo, contribuirá com setor da economia que não utiliza substâncias tóxicas em sua produção e que não agride o meio ambiente.

Aquela velha prática de “lavar as mãos”, de encontrar um culpado pelas mazelas do mundo, é inválida no consumo consciente. Se algo está errado, todos têm uma parcela de responsabilidade.

A escassez de recursos naturais, nesse sentido, não pode ser atribuída somente às empresas, pois foram os consumidores que financiaram sua exploração.

4. Gestão sócio-ambiental

se uma empresa apenas segue as normas e leis de seu setor no que tange ao meio ambiente e a sociedade esta ação não pode ser considerada responsabilidade socioambiental, neste caso ela estaria apenas exercendo seu papel de pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com