TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biofisica

Trabalho Escolar: Biofisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  1.241 Visualizações

Página 1 de 11

4.4 – pOH

Do mesmo modo pode-se definir o pOH em relação à concentração de íons OH-. A partir da constante de dissociação da água que tem o valor de 10−14 à temperatura de 298 K (25 °C), pode-se determinar a relação entre pOH e pH. Assim, pela definição de Kw (produto iônico da água) tem-se a relação entre as duas atividades:

Kw = [H+] · [OH-]

Ao aplicar logaritmos, obtém-se a relação entre pH e pOH:

pKw = pH + pOH = 14

(VOGEL, 1979).

5 - Soluções

Quando duas ou mais substâncias estão misturadas, essa mistura pode ser classificada como homogênea ou heterogênea, dependendo do número de fases. Se a mistura apresenta uma fase única (monofásica), ela é denominada homogênea; se apresenta mais de uma fase (polifásica), é chamada heterogênea (MAIA e BIANCHI, 2008).

Fase: é o nome dado a cada parte homogênea de um sistema heterogêneo. No caso de um sistema homogêneo, ele será necessariamente monofásico (MAIA e BIANCHI, 2008).

Sistemas homogêneos: apresentam-se visualmente contínuos. Suas propriedades assumem os mesmos valores quando medidas em diversas partes da amostra (MAIA e BIANCHI, 2008).

As soluções são misturas homogêneas que apresentam uniformidade em suas propriedades. Consistem em duas ou mais substâncias puras misturadas num nível molecular (MAIA e BIANCHI, 2008).

5.1 – Tipos de soluções

Classificação quanto ao estado físico:

Soluções gasosas: O fato de no estado gasoso as moléculas estarem separadas umas das outras e em constante movimento faz com que os gases sempre estejam misturados num nível molecular. Portanto, qualquer mistura gasosa é sempre homogênea, independentemente da proporção em que se encontra e, por isso, pode ser classificada como solução (MAIA e BIANCHI, 2008).

Soluções líquidas: Quando falamos em soluções líquidas, inevitavelmente pensamos na água como solvente. Sempre que alguma substância, seja ela gasosa, líquida ou sólida, estiver dissolvida em água, teremos uma solução aquosa. Nesses casos, normalmente, existe um limite em que essas substâncias podem se dissolver (coeficiente de solubilidade) (MAIA e BIANCHI, 2008).

Soluções sólidas: Quando uma matriz sólida contém outra espécie (seja ela gasosa, líquida ou sólida), homogeneamente distribuída em sua estrutura, temos soluções sólidas. No caso de ligas metálicas monofásicas, formadas pela mistura de metais (ou quando o metal é o componente principal), a preparação não é um processo de mistura simples, mesmo que estes estejam finamente divididos. Ainda que os componentes tenham a tendência de se dissolver um no outro, como o processo de difusão é lento no estado sólido, uma maneira pratica é fundir os componentes e depois resfriá-los (MAIA e BIANCHI, 2008).

Tabela 1 – Exemplos de soluções nos estados gasoso, líquido e sólido (MAIA e BIANCHI, 2008)

Tipos de soluções Exemplo

Gasosa

Gás dissolvido em gás Qualquer mistura gasosa (ex.: acetileno e oxigênio)

Líquida

Gás dissolvido em líquido Qualquer gás dissolvido em água (ex.: gás carbônico em água)

Líquido dissolvido em líquido Etanol dissolvido em água

Sólido dissolvido em líquido Sal dissolvido em água

Sólida

Gás dissolvido em sólido Hidrogênio dissolvido em platina

Líquido dissolvido em sólido Mercúrio dissolvido em ouro

Sólido dissolvido em sólido Qualquer liga metálica monofásica (ex.: carbono dissolvido em ferro)

Classificação quanto à condutibilidade elétrica:

Eletrólitos e não-eletrólitos: Essa classificação refere-se à passagem (condução) de corrente elétrica ou não, uma vez que são soluções aquosas. As que conduzem corrente elétrica sofrem alterações químicas; as que não conduzem permanecem sem modificações. As primeiras são denominadas eletrólitos e nelas estão incluídas, com poucas exceções, todas as substâncias inorgânicas (tais como: ácidos, bases e sais); as segundas são ditas não-eletrólitos e são exemplificadas por materiais orgânicos, tais como: cana-de-açúcar, manose, glicose, etanol e ureia. É importante ressaltar que uma substância que se comporte como um eletrólito em água, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl), pode não formar uma solução condutora em outro solvente, como o éter ou o hexano. No estado se fusão, a maioria dos eletrólitos conduzirá a eletricidade (VOGEL, 1979).

Classificação quanto à proporção soluto/solvente (solubilidade):

Diluída: quando a quantidade de soluto é muito pequena em relação à de solvente (SARDELLA, 1998).

Concentrada: quando a quantidade de soluto é grande em relação à de solvente (SARDELLA, 1998).

Saturada: quando a quantidade de soluto é a máxima permitida para uma certa quantidade de solvente numa dada temperatura (SARDELLA, 1998).

Supersaturada: quando a quantidade de soluto é maior que a máxima permitida. É um sistema instável. Há formação de corpo de fundo ou precipitado (excesso de soluto que se acumula no fundo do recipiente) (SARDELLA, 1998).

Classificação quanto à natureza das partículas dispersas:

Solução molecular: quando as partículas dispersas são moléculas (SARDELLA, 1998).

Solução iônica: quando as partículas dispersas são íons ou então íons e moléculas (SARDELLA, 1998).

5.2 – Soluto e Solvente

Soluto – É o componente que se encentra dissolvido no solvente. É comum haver mais de um soluto numa substancia (MAIA e BIANCHI, 2008).

Solvente: Comumente, é o componente que está em maior quantidade e no mesmo estado de agregação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com