TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biofisica Dor

Trabalho Universitário: Biofisica Dor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  1.613 Visualizações

Página 1 de 6

A Dor refere-se a uma experiência __________e __________desagradável, associada a um dano tecidual. Ela consiste em um sistema de _______ou _________do organismo, mostrando que deve ser ____________.

Assinale a alternativa que preencha respectivamente as lacunas do texto acima:

Escolher uma resposta.

a. sensorial, emocional, alerta - defesa, tratado. Correto

b. emocional, motora, dor - dormência, evitado.

c. motora, mecânica, dor - alerta, tratado.

d. motora, sensorial, alerta - dor, evitado.

e. nova, sensorial, dor - dormência, tratado.

Resposta correta: sensorial, emocional, alerta - defesa, tratado.

Comentário sobre a resposta correta: A dor representa uma resposta benéfica do nosso organismo, que nos alerta de que há algo errado acontecendo. É uma experiência sensorial, porém, a dor é acompanhada de um componente psicológico forte, podendo levar ao isolamento e depressão. Esse paciente deve ser observado e tratado para sanar o processo fisiológico da dor.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Assinale a alternativa correta em que se determine a sequência das etapas do processo doloroso:

Escolher uma resposta.

a. 1- Córtex somatosensorial, 2- Modulação, 3- Transmissão Periférica,4- Processo, Transmissão Central, 5- Córtex somatosensorial, 6- Percepção, 7- Região límbica.

b. 1- Região límbica, 2- Modulação, 3- Transmissão Periférica,4- Transmissão Central, 5- Córtex somatosensorial, 6- Percepção, 7-Processo.

c. 1- Modulação, 2-Córtex somatosensorial, 3- Transmissão Central, 4- Região límbica, 5-Processo, 6-Percepção, 7-Transmissão Periférica.

d. 1- Modulação, 2-Córtex somatosensorial, 3- Transmissão Periférica, 4- Transmissão Central, 5- Região límbica, 6-Processo, 7-Percepção.

e. 1- Processo, 2- Transmissão Periférica, 3-Transmissão Central, 4- Percepção, 5- Córtex somatosensorial, 6- Região límbica. 7- Modulação. Correto

Resposta correta: 1- Processo, 2- Transmissão Periférica, 3-Transmissão Central, 4- Percepção, 5- Córtex somatosensorial, 6- Região límbica, 7-Modulação

Comentário sobre a resposta correta: O estímulo doloroso inicia-se com o potencial de ação (1) em neurônios periféricos (2), onde se dá a propagação do impulso nervoso para a medula espinhal. A transmissão central (3) envolve a passagem dos impulsos nervosos ao longo da medula central e do cérebro (córtex cerebral). A percepção (4) já na região do córtex somatosensorial (5), localiza e é percebida a duração da dor. Como a dor envolve também componentes emocionais, a região límbica envolve os aspectos emocionais e motivacionais (6) e, por fim, a modulação, (7) onde a dor é percebida e uma resposta para sanar o componente doloroso é enviada para baixo, em sentido contrário.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Observe ambas as colunas e relacione os conceitos já numerados na coluna 1, com seu respectivo significado apresentado na coluna 2;

( ) POTENCIAL DE AÇÃO

( ) ESTÍMULO DOLOROSO

( ) ELETROANALGESIA

( ) TENS

( ) DESPOLARIZAÇÃO

1) Tratamento fisioterápico da dor, que usa íons terapêuticos com efeito analgésico anti-inflamatório e antisséptico.

2) Emissão de correntes elétricas pulsadas através da pele, usando eletrodos, com a finalidade de estimular, excitar ou despolarizar grupos de fibras nervosas na percepção e modulação da dor.

3) Ação de reverter o estado polarizado da célula, fazendo com que o interior da membrana nervosa torne-se carregado positivamente.

4) Reversão de potencial através da membrana nervosa semipermeável

5) Íons transitam pela membrana celular e desencadeiam estímulos capazes de abrir canais de sódio na membrana celular e estimular esta célula.

Assinale a alternativa que apresente a sequência correta:

Escolher uma resposta.

a. 1, 4, 5, 2, 3.

b. 5, 4, 3, 2, 1.

c. e) Nenhuma das demais alternativas está correta.

d. 1, 2, 3, 4, 5.

e. 4, 5, 1, 2, 3. Correto

Resposta correta: 4, 5, 1, 2, 3.

Comentário sobre a resposta correta: (4) POTENCIAL DE AÇÃO: Reversão de potencial através da membrana nervosa semipermeável.

(5) ESTÌMULO DOLOROSO: Íons transitam pela membrana celular e desencadeiam estímulos capazes de abrir canais de sódio na membrana celular e estimular esta célula.

(1) ELETROANALGESIA: Tratamento fisioterápico da dor, que usa íons terapêuticos com efeito analgésico anti-inflamatório e antisséptico.

(2) TENS: Emissão de correntes elétricas pulsadas através da pele, usando eletrodos, com a finalidade de estimular, excitar ou despolarizar grupos de fibras nervosas na percepção e modulação da dor.

(3) DESPOLARIZAÇÃO: Ação de reverter o estado polarizado da célula, fazendo com que o interior da membrana nervosa torne-se carregado positivamente.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Com relação ao processo da modulação da dor, ou seja, como o organismo reage para sanar a dor, podemos afirmar:

I) Existe primeiramente a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com