TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biosegurança em equipamentos de proteçao individual

Por:   •  14/10/2015  •  Resenha  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

BIOSSEGURANÇA E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI’S

Cada vez mais as pessoas procuram por tratamentos estéticos, pensando primeiramente na satisfação pessoal, melhora da auto-estima, mudar o visual, parecer mais jovem, enfim são inúmeras as justificativas para a procura desses profissionais, que também vem aumentando e muito nos últimos anos.

        Visando um atendimento de qualidade, e principalmente visando a sua própria segurança é necessários que o profissional da área estética tenha conhecimento e use sempre os equipamentos de proteção individual os chamados EPI’S, por conta da longa exposição a uma grande variedade de microorganismos, que podem causar doenças infecto-contagiosas pela proximidade física prolongada que existe entre cliente e profissional durante o atendimento.

        As luvas, avental, gorro, máscara e óculos são exemplos de EPI, que podem proteger o profissional contra doenças como: herpes simples, hepatite B, hepatite C, gripe, resfriado, tuberculose e, até mesmo AIDS. Este estudo tem por objetivo esclarecer qual postura deve ser tomada pelo profissional de estética para prevenir tais doenças exemplificando e explicando o uso correto dos equipamentos de proteção individual e as medidas de segurança que devem ser observadas durante o atendimento.

Biossegurança

        O conceito de biossegurança  origina-se da década de 70, na reunião de Asilomar, na Califórnia na qual cientistas iniciaram a discussão sobre os impactos da engenharia genética na sociedade. O conceito de biossegurança pode ser definido como módulo, processo ou como conduta. (segundo Costa e Costa 2012, p.1)

Módulo – A biossegurança não é uma ciência, e sim uma interação entre conhecimentos diversos.

Processo – É uma ação educativa, que pode ser entendida  como a aquisição de conteúdos e habilidades, com o objetivo de preservar a saúde do homem, das plantas, dos animais e do meio ambiente.

Conduta – Pode ser considerada um conjunto de comportamentos, hábitos, conhecimentos, sentimentos que devem ser passados ao homem, para que esse realize sua atividade de forma segura.

        A comissão de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz (2003), considera a biossegurança como um conjutno de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, as quais possam comprometer a saúde do homem, dos animais, plantas, ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Uma das ações de biossegurança para a proteção da saúde humana, durante prestação de serviços é a utilização dos EPI’S.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL        

O Ministério do Trabalho e Emprego, na NR-6, da Portaria n° 3.214/1978, considera equipamento de proteção individual, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Essa NR regulamenta o uso, fabricação e comercializado de equipamentos de proteção individual EPI.

EPI’s QUE DEVEM SER UTILIZADOS PELO PROFISSIONAL DE ESTETICA.

Gorro – Evita queda de cabelos, que podem se tornar importante fonte de infecção por conter inúmeros organismos, na área do procedimento. Oferece também uma barreira mecânica contra secreções que possam espirrar.

        Usar os cabelos presos, sem deixar mechas aparentes, cobrindo todo o cabelo e orelhas, é uma forma de garantir a eficiência no uso deste EPI.

Avental – Previnem a contaminação das roupas do profissional, protegendo a pele da exposição a fluidos como sangue e secreções orgânicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com