TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bombas De Deslocamento Positivo

Pesquisas Acadêmicas: Bombas De Deslocamento Positivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Toda bomba que após uma rotação de seu eixo, desloca um volume fixo de produto, independentemente das condições de pressão na saída, o que não é conseguido nas bombas centrífugas.

Entretanto, no bombeamento de líquidos pouco viscosos e a pressões elevadas, mesmo nas bombas de deslocamento positivo, observa-se uma pequena redução na vazão por rotação do eixo, de aproximadamente 10%.

São bombas que não admitem recirculação interna, ou seja, sempre deslocam fluido da entrada para a saída. Essas bombas caracterizam-se por trabalhar com baixas vazões e altas pressões e podem ser utilizadas com fluidos mais espessos (maior viscosidade). Bombas de deslocamento positivo se dividem em dois grupos: bombas alternativas e bombas rotativas.

As bombas de delocamento positivo também podem ser chamadas de bombas volumétricas, assim são chamadas porque deslocam uma quantidade fixa (finita) de volume de fluido por vez.

Um exemplo das bombas volumétricas é a de pistão onde seu mecanismo de funcionamento se restringe a três elementos mecânicos básicos: cilindro, pistão e válvulas. Com esses 3 elementos cria-se um semivácuo numa extremidade da bomba e uma compressão noutra extremidade conseguindo desta forma tirar o fluido de uma posição baixa e colocá-lo numa posição mais alta.

Introdução

As Bombas são como máquinas operatrizes hidráulicas que conferem energia ao fluido com a finalidade de transportá-lo por escoamento de um ponto para outro obedecendo as condições do processo. As bombas transformam o trabalho mecânico que recebem para seu funcionamento em energia. Elas recebem a energia de uma fonte motora qualquer e cedem parte dessa energia ao fluido sob forma de energia de pressão, cinética ou ambas. Isto é, elas aumentam a pressão e velocidade do líquido. A energia cedida pode ser medida através da equação de Bernoulli. A relação entre a energia cedida pela bomba ao líquido e a energia que foi recebida da fonte motora, fornece o rendimento da bomba

Desenvolvimento

O princípio de operação de uma bomba de deslocamento é diferente das bombas centrífugas. Nas bombas de deslocamento o fluído é levado (deslocado) da sucção da bomba até a descarga em volumes característicos. A pressão na descarga da bomba ocorre não por uma transferência de quantidade de movimento angular, e sim por eventual restrição que a tubulação de descarga da bomba impõe ao transporte do fluido.

Uma outra particularidade das bombas de deslocamento então surge: a vazão descarregada flutua em torno de um valor médio, pois os volumes característicos são descarregados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com