TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associação Internacional de Água engarrafada

Tese: Associação Internacional de Água engarrafada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Tese  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

O Brasil possui a maior reserva de água doce potável do planeta, fato que lhe confere um importante posicionamento geoestratégico mundial no mercado de água mineral. Porém, em termos de produção e consumo o país ainda tem que avançar posições para obter liderança.

Dados da Associação Internacional de Águas Engarrafadas indicam que o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de produtores. Consome mais água engarrafada que países como Itália, Alemanha, França e Espanha, mas fica atrás dos Estados Unidos, México (que crescem, em média, 8,5% ao ano) e da China, cuja demanda aumenta 17,5% a cada ano. A taxa média de crescimento mundial é de 7,6% ao ano. Em 2007, por exemplo, foram consumidos 206 bilhões de litros de água vendida em garrafa.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral (Abinam), o Brasil tem consumo per capita ainda considerado baixo (65 litros por ano), se comparado aos argentinos, que é o dobro.

O mercado de água mineral no Brasil é atraente. Dados do mercado:

• 100 bilhões foi o faturamento, em dólares, do mercado internacional de águas engarrafadas em 2007;

• Em 2007, foram 6,8 bilhões de litros de água mineral produzidos e consumidos no Brasil;

• Em 2011, o Brasil movimentou 13 bilhões de litros e faturou US$ 8,2 bilhões;

• 10% é o índice de crescimento do mercado nacional nos últimos anos;

• 60% dos garrafões comercializados no Brasil têm entre 10 e 20 litros;

A produção tem se tornado cada vez mais pulverizada, com inúmeras pequenas e médias empresas atuando no setor: no ano de 2001 havia 277 empresas que declararam produção para o DNPM, no ano de 2004, foram 393 empresas que produziram e, em 2007, 417 empresas declararam produção.

Apesar de ser um mercado pulverizado, nota-se um movimento de concentração do mercado, com grandes empresas detentoras de diferentes marcas.

O varejo é o principal responsável por alavancar o resultado do setor. Nos últimos cinco anos, o canal apresentou um crescimento médio anual em volume quase três vezes maior do que a média anual da categoria como um todo. Em 2012, a previsão era de que a cada 10 litros de água envasada vendidos, mais de 7 litros deveriam ser provenientes do varejo.

A categoria de águas envasadas do Brasil em dois segmentos: águas sem gás e águas com gás.

• As águas sem gás representam o principal segmento da categoria no país, com mais de 80% do volume comercializado no varejo em 2012.

• As águas sem gás vêm aumentando sua importância no mercado, uma vez que representou o segmento com maior crescimento no varejo em 2011 (aproximadamente 9% versus 7% de águas com gás). Outro fator importante na categoria é a inexistência do segmento de águas saborizadas (comum em outros países) determinada, principalmente, por questões regulatórias.

O MERCADO BRASILEIRO

Em 2001 a produção brasileira de água mineral atingiu a marca de 5 bilhões de litros. Em 1995, essa cifra girava em torno de 1,5 bilhão contra 795 milhões de litros, em 1990.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com