TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bonito -Uma cidade na Rota da Sustentabilidade

Resenha: Bonito -Uma cidade na Rota da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  Resenha  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório baseado no texto : “Bonito -Uma cidade na Rota da Sustentabilidade”

Na frase “Os atrativos não estão no que foi transformado pelo homem, mas sim no que o homem não deixou que fosse transformado” a característica á qual o frase diz respeito é a variedade dinâmica que representa a capacidade que os sistemas têm de sofrer constantes mudanças nas condições de equilíbrio e na composição das espécies. É a variabilidade dinâmica dos ecossistemas que determina,em parte, a sua estrutura, a sua diversidade e até mesmo a sua viabilidade.

Portanto, o homem não transforma o ecossistema e usufruí dos recursos naturais para sua própria sustentabilidade, sobrevivência.

Um outro exemplo de variabilidade dinâmica pesquisado foi a Conservação de Variedades locais de uma determinada região realizada com agricultores familiares tidos como convencionais que baseiam seus sistemas de produção nos princípios da Agro ecologia.

Diante do processo de modernização da agricultura,a as variedades comerciais passaram a ganhar maior destaque resultando no abandono de muitas variedades locais.

Contudo, estas variedades encenam grande importância para os ecossistemas, tanto pela sua elevada adaptabilidade como pelo valor cultural entre as comunidades que a cultivam.

Com intenção de conter o processo de substituição destas variedades e de assegurar a autonomia das comunidades na obtenção de sementes-insumo primordial para a agricultura- inúmeros trabalhos de resgate e conservação desses recursos genéticos vegetais,vêm sendo realizados por Instituições Oficiais e Ong's.

A questão central da pesquisa foi entender as razões que permeiam a prática da Conservação realizadas pelos agricultores.

Entretanto, um dos pontos que se destacou está relacionado a forma como se dá a dinâmica da conservação de variedades locais,entre os agricultores pesquisados.(1)

*(1) Rev. Bras. Agroecologia 20007,

Ana P. C. de Andrade,Jucinei José Comim e Paul Richard Miller.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com