TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anápolis, uma cidade em desenvolvimento

Projeto de pesquisa: Anápolis, uma cidade em desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.308 Palavras (14 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................5

Anápolis, a cidade em desenvolvimento.................................................6

Políticas Sociais em Anápolis .................................................................6

CREAS e a Secretaria de Desenvolvimento social ..............................12

Analise reflexiva.......................................................................................14

Conclusão.................................................................................................15

Referências bibliográficas .....................................................................17

Anexos......................................................................................................18

INTRODUÇÃO

As Políticas sociais são ações desenvolvidas em conjunto por meio de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma justa. Estas políticas asseguram à população o exercício de direito de cidadania: Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, Previdência Social, Justiça, Agricultura, Saneamento, Habitação Popular e Meio Ambiente.

O município de Anápolis desenvolve diversas atividades no âmbito assistencial, e tem mostrado significativos e positivos resultados no combate às drogas, violência, mendicância, exploração sexual, entre outros temas. Juntamente com os conselhos, secretarias eoutros órgãos, a cidade ao longo dos anos vem desenvolvendo políticas que acompanham o desenvolvimento tecnológico, social e econômico da cidade.

Anápolis, a cidade em desenvolvimento

O município de Anápolis está situado na parte sul do Estado de Goiás, segundo o Censo do IBGE para 2010, possui 335.032 habitantes. Sendo o terceiro maior em população do Estado. Possui um PIB de 6,2 bilhões de reais, o que faz de Anápolis o município mais competitivo, rico e desenvolvido do interior do Centro-Oeste Brasileiro.

O município foi oficialmente fundado por Gomes de Souza Ramos em 1870, caracterizando como marco inicial de sua instituição a construção da capela de Sant’Anna das antas. Mas em 31 de Julho de 1907, Anápolis tornou-se efetivamente um município. Em sua economia predomina os setores farmacêuticos e industriais, principalmente a respeito do DAIA (Distrito Agro Industrial de Anápolis), que segue as categorias de produtos minerais não metálicos, metalurgia, mecânica, material elétrico e eletrônico, material de madeira, papel, química, têxtil entre outros.

Mesmo com tantos incentivos industriais e conseqüentemente muita geração de empregos, Anápolis ainda possui muitas famílias em situação de pobreza. Segundo dados da secretaria de Desenvolvimento Social do município, cerca de 17 mil famílias estão nessa faixa, mas são atendidas pelo programa Bolsa família.

Políticas Sociais em Anápolis

Os principais serviços de assistência do município são o Bolsa família que é continuo, o Pró jovem cidadão, e também prestamassistenciais emergenciais para as pessoas mais necessitadas, como por exemplo, de cesta básica, passagem de ônibus, medicamentos, cadeira de rodas, etc. Existem outros programas desenvolvidos em parcerias com outros órgãos, Como os programas, Cidadão do Futuro, Agente Mirim, o Qualificar, que ministra cursos profissionalizantes a população carente, o Viva Vida, que abriga e recupera jovens usuários de drogas, o Luz de Jesus, que acompanha crianças violentadas sexualmente.

A população atendida por estes programas é de cerca de 18 mil famílias. Na secretaria de assistência atuam nove pessoas governamentais e outras nove da sociedade civil, nos demais órgãos como CREAS e CRAS, estes são compostos por equipes multidisplinares. O CREAS atua quando o direito já foi violado, com uma equipe de psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, advogados. E o CRAS, atua na preservação das políticas sociais, ministrando palestras, cursos, encaminhamentos, auxilio nos mais diversos casos.

Existem conselhos ligados a assistência no município, tais como o Conselho municipal de assistência social, o Conselho Tutelar, o Conselho municipal da mulher, o Conselho municipal da criança e do adolescente, conselho municipal de políticas sobre álcool e drogas, e o Conselho municipal de idosos.

A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, tem como uma das principais prioridades combater à exploração e abuso sexual infantil. Todos os meses, o CREAS recebe em média 10 denúncias. O trabalho de combate à prostituição é feito em parceria,principalmente com a Polícia Rodoviária Federal e SEST/SENAT, que tenta conscientizar os caminhoneiros com palestras educativas sobre prostituição infantil.

De acordo com a secretaria um dos locais onde há maior incidência de prostituição envolvendo adolescentes é o bairro Industrial. A violência sexual é qualquer forma de violência que envolva atos de ordem sexual contra crianças.

A violência sexual contra crianças é um mal que atinge todas as classes sociais no País. Em Anápolis, estimativas do Centro de Referência em Assistência Social do Município (CREAS) apontam um dado alarmante: os casos notificados pelos órgãos competentes no município representam apenas a metade do total de agressões sexuais sofridas por menores de 14 anos.

Analisando-se os dados de 2009 na cidade, tem-se que 134 crianças que sofreram algum tipo de violência sexual, foram encaminhadas para o CREAS.

Desses casos, 120 são de abuso, que engloba qualquer prática de ordem sexual praticada na presença ou juntamente com a criança. Os 14 atendimentos restantes foram de vítimas de exploração sexual, em que há o aliciamento para prostituição. Entretanto, os casos podem chegar a mais de 400. O que é um numero bastante significativo.

Um dos grandes problemas na identificação dos casos é que muitas vezes a violência sexual se torna um assunto velado dentro das famílias. Muitos pais têm dificuldades em aceitar que seus filhos possam sofrer violência sexual e acabam deixando de tocar no assunto. Além disso, a denúncia de casos de maus tratos significa a exposição tantodas crianças como do pai e da mãe.

Existem casos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com