TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil - PIB

Tese: Brasil - PIB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  2.796 Palavras (12 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina:

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Acesse o site da Revista Presença Internacional do Brasil - PIB (<www.revistapib.com.br>) e pesquise por um artigo/case sobre a internacionalização de uma das empresas brasileiras, de forma a poder analisar/responder os questionamentos abaixo elencados:

Observação: ao final de sua AD você deve colar o artigo em que você baseou-se para responder as questões desta avaliação. Caso isso não seja possível, registre o nome do artigo e o link para acesso.

1) Explique quais variáveis de ambiente geral influenciam ou influenciaram o case (a empresa objeto do case) por você selecionado. Em um texto de 08 a 10 linhas apresente sua resposta de forma justificada. (2,5 pontos)

A Stefanini, em 1996, optou por expandir seus mercados para Argentina. Na entrevista de Marco Stefanini, fundador da empresa de softwares, percepe-se, implicitamente, algumas variáveis gerais que contribuiram para tal escolha. Podemos ver variáveis globais como a globalização dos mercados, pois, a década de 1990 foi marcada pela liberalização e abertura dos mercados, bem como eventos políticos internacionais importantes, sendo que nesse período se intensifica a integração no Mercosul. Há as variáveis tecnológicas, pois o mercado de software era novo e poucos detinham o know-how. Percebemos, também, que a América Latina passava por um momento difícil, que influenciou diretamente nas variáveis sociais de mudanças de preferência de trabalho e carreira. Hoje, variáveis tecnólogicas são as que mais implicam na presença da empresa na Índia e China.

2) Explique quais variáveis de ambiente específico influenciam ou influenciaram o case (a empresa objeto do case) por você selecionado. Em um texto de 08 a 10 linhas apresente sua resposta de forma justificada. (2,5 pontos)

As variáveis específicas que influenciaram a Stefanini foram os consumidores e clientes, pois o mercado de software é essencial na atualidade e, segundo Stefanini, as crises e dificuldades enfrentadas pelos empresários brasileiros, proporcionaram a estes sistemas que se diferenciam do resto do mundo; os concorrentes, como por exemplo a Índia, que embora estejam a frente do mundo, tem um fraco mercado interno. Além disso, a empresa conta com uma cultura de trabalho duro e envolvem seus empregados, fornecedores e parceiros nesta cultura. Para lidar com as organizações trabalhistas e influenciar os trabalhadores com sua cultura laboral a empresa coloca uma pessoa da Stefanini para dirigir as unidades no exterior. A Stefanini ainda conta com a ajuda de um acessor luso-brasileiro em suas aquisições internacionais.

3) Considerando o artigo por você selecionado e a teoria de análise da indústria: modelo das cinco forças, responda como cada uma das forças influencia ou influenciou a rentabilidade da empresa objeto do artigo/case por você escolhido. Apresente sua resposta de forma justificada em um texto de 15 a 20 linhas. (5,0 pontos)

Ameaça de entrada – por não possuir grande experiência no mercado externo a Stefanini optou por penetrar tal mercado gradualmente e com muito planejamento. Isso fez com que o processo fosse bem sucedido, todavia mais caro e trabalhoso que no Brasil. Além disso, a empresa adquiriu empresas que já estavam presentes em outros países, o que a fortaleceu. A Stefanini conta com uma economia de escala, trabalho duro e alta produção, ou seja, a empresa é bastante competitiva. Além do mais, dificuladdes já enfrentadas pela empresa, permitiram que seus produtos fossem aprimorados, tornando-os diferenciados.

Intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes – Stefanini comenta que no início da empresa, a concorrência era esmagadora, e que hoje, existem “de gigantes globais a médias multinacionais”. No Brasil, a Stefanini é a única empresa de grande porte, 7 ou 8 vezes maior que a empresa que se encontra em 2º lugar.

Pressão dos produtos substitutos – Nesse sentido não há muito o que temer, pois o próprio Stefanini afirma que em matéria de criatividade, flexibilidade, inovação e desenvolvimento de novos sistemas e soluções em TI, os brasileiros estão se diferenciando.

Poder de negociação dos compradores – Por ter uma vasta gama de clientes, como os 9 maiores bancos brasileiros,multinacionais e, ainda, atuar em 21 países, por possuir produtos diferenciados e de extrema importância atualmente, e por ser uma empresa organizada, que planeja e busca informação, presumi-se que a stefanini não enfrenta sérios problemas com seus compradores, podendo mover-se confortavelmente no mercado.

Poder de negociação dos fornecedores – embora não haja menção acerca dos fornecedores no case escolhido, considerando o porte da empresa, sua presença no globo e seu potencial e capacidade lucrativa, conclui-se que essa não deve ser uma barreira enfrentada pela empresa.

Entrevista - Marco Stefanini

Stefanini comanda uma empresa que atende os nove maiores bancos brasileiros e atua em 21 países. Com 14 mil funcionários, em 2011 prevê faturar R$ 1,25 bilhão, sendo 40% nas unidades no exterior.

Nely Caixeta

Marco Stefanini

Segunda colocada no ranking das brasileiras mais internacionalizadas da Fundação Dom Cabral e com 40% de suas operações realizadas no exterior, a Stefanini é o resultado alcançado até aqui por um geólogo acidental que sobreviveu à chamada “década negra”, na verdade mais que isso: quase 20 anos de dificuldades que, no entanto, ensinaram muito aos empresários brasileiros. Para Marco Stefanini, foi essa experiência que lhe permitiu transformar, em 21 anos, uma empresa doméstica na maior transnacional brasileira de TI, com 14 mil funcionários e receita anual de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com