TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMINHO PARA USO DE MATEMÁTICAS FINANCEIRAS

Projeto de pesquisa: CAMINHO PARA USO DE MATEMÁTICAS FINANCEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ADMINISTRAÇÃO

3º SEMESTRE

ATPS – MATEMATICA FINANCEIRA

Professor: Sidiney João Faciolli

SERTÃOZINHO

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ADMINISTRAÇÃO

3º SEMESTRE

CAMINHOS PARA O USO DA MATEMATICA FINANCEIRA

Professor: SidineyJoão Faciolli

Componentes do grupo da 3º série A:

Erlania Otaviano da SilvaRA:7082566020

Joelma da Silva Pereira RA: 7444629526

Karina de Souza Ferreira RA: 7421679100

Luciano Pereira SilvaRA: 7083556985

Vanete Borges Rodrigues RA: 7400560812

Weber Kenner Rosa RibeiroRA: 7083558242

Sertãozinho

2014

SUMÁRIO

Introdução -----------------------------------------------------------------------------------------01 Conceitos básicos sobre Amortização de Empréstimos------------------------------------02

Desafio A e B--------------------------------------------------------------------------------------04

Manual----------------------------------------------------------------------------------------------05

planilhas -------------------------------------------------------------------------------------------06

Conclusão -----------------------------------------------------------------------------------------------------------08

Bibliografia----------------------------------------------------------------------------------------------------------09

INTRODUÇÃO

Os Sistemas de amortização são desenvolvidos basicamente para operações de empréstimos e financiamentos de longo prazo, envolvendo desembolsos periódicos do principal e encargos. Entende-se que são vários os métodos de quitação de dívidas, ou seja, de sistemas de amortização. Alguns mais simples e outros mais complexos, mas nota-se que o objetivo de todos é o pagamento do principal, isto é, de um determinado valor contraído em empréstimo ou financiamento, que geralmente são pagos em parcelas, sendo que dentro de cada parcela está embutida uma parte de juros e outra de amortização da dívida. Uma característica fundamental dos sistemas de amortização é a utilização exclusiva do critério de juros compostos, incidindo os juros exclusivamente sobre o saldo devedor (montante) apurando em período imediatamente anterior.

Os sistemas mais utilizados em financiamentos são o Sistema Francês (Price), o Sistema de Amortização Constante (SAC), o Sistema Americano e o Sistema Misto (SACRE). E para cada sistema de amortização é construída uma planilha financeira, a qual relaciona, dentro de certa padronização, os diversos fluxos de pagamentos e recebimentos.

Amortização de Empréstimos

Como analisamos o conceito da Amortização é nada mais que um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde á soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os juros são sempre calculados sobre o saldo devedor, tendo o ato de pagar as prestações que foram geradas mediante tomada de empréstimo, sugerindo um período de Amortização sendo um intervalo de tempo existente entre duas amortização sucessivas, obtendo um prazo durante o qual são pagas ou até mesmo se a pessoa obter por parcelar o qual a devolução do capital emprestado.

Saldo Devedor é o estado da dívida, ou seja, o débito, em um determinado instante de tempo, ou seja, nos sistemas de amortização os juros serão sempre cobrados sobre o saldo devedor, considerando a taxa de juros compostos, sendo que, se não houver pagamento de uma parcela, levará a um saldo devedor maior, calculando juro sobre juro. Em termos financeiros, a dívida surge quando certa importância é emprestada por certo prazo de tempo. Quem assume a dívida obriga-se a pagá-la da seguinte forma, o valor tomado emprestado mais os juros devidos, no prazo estipulado no acordo inicial, tendo como Curto e médio prazos: caracterizam-se por serem saldados até 3 anos, já o Longo prazo sofrem um tratamento especial por existir várias modalidades de restituição do principal e dos juros. Tais empréstimos têm suas condições previamente estipuladas por contrato entre as partes, ou seja, entre o credor e o devedor.

existem vários sistemas amortização

Sistemas de Amortização

sendo meios pelos quais vai se pagando uma dívida contraída, de forma que seja escolhida pelo devedor a maneira mais conveniente para ele, qualquer um dos sistemas de amortização pode ter, ou não, prazo de carência, podendo ter um prazo de utilização e o pagamento da amortização o devedor só paga os juros.

Sistemas de Amortização Constante - SAC

As parcelas de amortização são iguais entre si. Os juros são calculados, a cada período, multiplicando-se a taxa de juros contratada (na forma unitária) pelo saldo devedor existente no período anterior.

Por este sistema o credor exige a devolução do principal em n parcelas iguais, incidindo os juros sobre o saldo devedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com