TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMISA DE FORÇA

Artigos Científicos: CAMISA DE FORÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 1

SENSAÇÃO - é a operação por meio do qual as informações relativas a fenômenos do mundo externo ou ao estado organismo chegam ao cérebro.

Uma cena do filme que demonstra essa função mental superior é quando Jack Starks foge do manicômio e segue por um caminho coberto de neve, seu corpo treme demonstrando que naquele momento ele estava experimentando a sensação de frio.

PERCEPÇÃO - Realiza a interpretação da imagem mental resultante da sensação, ou seja, é a forma como os estímulos chegam à consciência.

A cena em que Jack ouve barulhos que o remetem ao tempo que ainda estava em guerra, e logo após leva um tiro em seu crânio explica claramente essa função.

ATENÇÃO - A atenção é o fator que permite selecionar e descartar estímulos por meio de células cerebrais denominadas detectores de padrão.

No filme a atenção se mostra quando Jack abre a geladeira para procurar algo para comer e depara-se com uma pedra no congelador, ele ficou observando o lugar em que ela estava e o que estava escrito nela.

MEMÓRIA - É a faculdade de reproduzir conteúdos inconscientes. É desencadeada por sinais, informações recebidas pelos sentidos que despertam a atenção. Se não tiver a atenção à informação não ativa a memória.

No momento em que Jack encontra suas placas de identificação em meio às coisas de Jackie, ele ficou atento, lendo o que estava escrito nas placas, assim ele lembrou-se do momento em que as entregou à menina há alguns anos atrás.

LINGUAGEM E PENSAMENTO - São funções mentais superiores diretamente associadas.

Por meio da linguagem o homem transforma o outro e por sua vez é transformado pelas consequências de sua fala. A linguagem ainda é a forma que nós temos de ser inseridos na sociedade. O pensamento é a atividade mental associada com o processamento, a compreensão e a comunicação de informação.

Linguagem e pensamento estão presentes nas conversas que Jack tem com a psiquiatra no hospital.

EMOÇÃO - é um complexo estado de sentimentos com componentes somáticos, psíquicos e comportamentais relacionados ao afeto e ao humor.

Uma cena que evidencia essa função é o momento em que eles estão no carro e Jackie atende ao celular e conversa com sua mãe que ainda está viva, Jack fica muito feliz por tudo ter dado certo.

QUESTÃO 2

Sensação – estímulo interno, devido à queda de temperatura corporal.

Percepção – estímulos visuais, ao visualizar o perigo iminente.

Atenção – estímulo visual.

Memória – estímulo visual.

Linguagem e Pensamento – estímulo sonoro.

Emoção – estímulo visual.

QUESTÃO 3

A compreensão que se teve do filme é de que as " viagens no tempo" nunca ocorreram, foram pensamento, imaginações, alucinações criadas pela mente de Jack Starks

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com