TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócio Camisa 10 Pub

Por:   •  9/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.103 Palavras (21 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 21

1 APRESENTAÇÃO

A falta de opções de bares e locais para happy hour na cidade de São José dos Pinhais tem levado os moradores do município a frequentar tais ambientes em Curitiba. A partir da identificação da carência os sócios foi desenvolvido o conceito do CAMISA 10 PUB.

Através da pesquisa realizada com moradores e freqüentadores da região central de São José dos Pinhais, local das instalações do negócio, percebe-se a carência de projetos do segmento de bares e restaurantes na região com qualidade nas instalações e no ambiente.

É em tal segmento que o CAMISA 10 PUB atuará, contando com um ambiente temático esportivo, proporcionando ao seu público transmissões simultâneas de jogos e eventos esportivos de maior importância nacional e internacional. À disposição de seus clientes haverá um cardápio variado de bebidas e porções, atendimento personalizado voltado ao entretenimento e ao bem estar, segurança e confiabilidade, visando atender às expectativas criadas em torno do empreendimento.

Este é, portanto, um projeto que visa estudar a viabilidade do bar em questão e está estruturado da seguinte forma: Mercado, Tamanho, Localização, Engenharia, Análise financeira e Marketing; as quais se interligam para melhor análise e desenvolvimento do empreendimento, demonstrando de forma clara e objetiva as ações necessárias para manter o plano de negócio constantemente atualizado e adequado ao mercado dinâmico em que se insere.

2  MERCADO

Estima-se que haja no país cerca de 780.000 bares e restaurantes, sendo o único seguimento existente em todas as cidades do país, inclusive em vilarejos (ABRASEL).

O CAMISA 10 PUB procura atender o público primordialmente jovem, mas abrangendo também adultos, detentor de uma renda média superior à nacional; pessoas que normalmente procuram lugares com conforto, segurança e boas condições de preços, onde sejam bem atendidas. A localização próxima ao centro da cidade e de fácil acesso também é levada em consideração.

A oferta será voltada à bebidas alcoólicas e não alcoólicas (nacionais e importadas, além de drinks da casa), petiscos, porções e lanches, nomeados em função das principais personalidades esportivas, com o carro chefe sendo desempenhado pelo Ronaldinho-Burguer, um delicioso hamburguer de carne bovina de 300 gramas.

As oportunidades da abertura para o empreendimento CAMISA 10 PUB residem na inexistência de estabelecimentos com proposta semelhante na cidade de São José dos Pinhais. Posteriormente ao lançamento, no entanto, há sempre o risco de ameaças oferecidas para o empreendimento, como o surgimento de novos concorrentes utilizando das mesmas estratégias de negócio.

Fernandes e Berton (2005) elaboraram a análise do ambiente competitivo a partir de um método de avaliação das características de um setor. A empresa deve fazer a avaliação para definir de que forma a estratégia será elaborada. Essa análise tem por fim analisar a concorrência e a atratividade do setor. Alguns aspectos aqui levados em conta são como se segue:

  1. São quatro concorrentes diretos na região: Bar Jack e Bar da Brahma, que são negócios do mesmo segmento; Subway e McDonald’s, que são de um segmento diferenciado, mas concorrentes indiretos; e
  2. Nenhum concorrente aborda temas como o CAMISA 10 PUB (ambiente de lazer com transmissão de esportes).

Por conta de o negócio ser pioneiro (bar temático) na região, é possível a criação de um bom relacionamento com clientes, o que acarretaria na fidelidade de um grupo de pessoas com o negócio.

A região central de São José dos Pinhais está em pleno desenvolvimento, com a agregação de diversos negócios. Para o segmento de bares e restaurantes, tal força pode ser considerada alta, pela instalação de novas empresas com um grande fluxo de pessoas, ou seja, compradores em potencial. Não existe nenhuma restrição governamental ao uso dos terrenos locais livres, o que possibilita um fácil acesso ao estabelecimento do bar.

Por se tratar de um segmento com micro e pequenas empresas, pode-se configurar o mercado como de concorrência perfeita, no qual não é possível a criação de economia de escala e pode-se seguir estratégias típicas de negócios pré-projetados.

Para se considerar como um rival para retenção de clientes leva-se em conta alguns fatores. Se tais produtos se encontram prontamente disponíveis e com preço atraente, se os consumidores os veem como produtos substitutos comparáveis ou melhores em termos de qualidade, entre outros. A principal vantagem comparativa para o CAMISA 10 PUB é derivada de seu enfoque no ambiente temático, que pode ser considerado como uma estratégia de diferenciação de produtos, o que acaba por diminuir a ameaça dos concorrentes que apenas oferecem serviços genéricos. A análise da concorrência auxilia a empresa a fundamentar estratégias de pontos fortes e fracos e minimizar as vantagens dos concorrentes, assim podendo superar suas estratégias e buscar vantagem competitiva. (APÊNDICE 1).

A pesquisa teve o objetivo de identificar qual seria o cliente do bar, que tipo de opções de happy hour mais lhe agradam, o que e quanto costumam consumir, com quem frequenta tais estabelecimentos, entre outros aspectos. No total foram realizados 313 questionários, entre pessoas de diversas idades, moradias e classes sociais, sem definir um público-alvo específico. O intuito de aplicar de forma diversificada foi justamente para determinar qual seria o público-alvo, os locais nesse segmento que esse público costuma frequentar (para conhecer quais seriam os concorrentes), sua idade, média de consumo, entre outros aspectos. Os resultados da Pesquisa de Mercado constam em anexo no final deste trabalho (APÊNDICE 2).

Presume-se que os dias de maior movimento sejam quartas-feiras e domingos, únicos considerados como lotação máxima (272 pessoas). Para os demais dias de funcionamento foram considerados de 100 a 150 clientes potenciais em média – todos estes dados desconsiderada a dinâmica de fluxo de clientes. Sendo assim, tem-se uma média de 170 pessoas simultaneamente presentes nas dependências do bar. Assim sendo, há uma expectativa de demanda de 1020 pessoas/semana. Dada a periodicidade de frequência no estabelecimento, pode-se dizer que há uma boa rotatividade de clientela, com cerca de 2.800 visitas mensais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (291 Kb)   docx (93.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com