TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DO EMPRENDEDOR

Relatório de pesquisa: CARACTERÍSTICAS DO EMPRENDEDOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

CARACTERISTICAS DO EMPREENDEDOR

O termo empreendedor vem do francês entrepreneur significa aquele que assume risco e começa algo novo, o empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negocio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente, ele é a energia da economia, a alavanca de recursos, o impulso de talentos, a dinâmica de idéias. Mas também: é ele que fareja as oportunidades e precisa ser muito rápido, aproveitando as oportunidades fortuitas, antes que outros aventureiros o façam. (CHIAVENATO IDALBERTO, 2005).

DOLABELA, no ano de (2006) em suas pesquisas relata que o empreendedor vem das idéias de iniciativa e inovação, define como a principal característica empreendedora como sendo a visão, pois o empreendedor é aquele que imagina, desenvolve e realiza visões.

Segundo Baron e Shane (2007), empreendedorismo é um campo de estudo que busca entender como surgem as novas oportunidades para criar novos produtos ou serviços, novos mercados, processos de produção, formas de organizar as tecnologias existentes ou matéria prima e como são descobertas por pessoas especificas, que então usam meios para explorá-las ou desenvolve-las, essas pessoas que reconhecem essas oportunidades são chamadas de empreendedores.

Dengen (1989) embasado na visão econômica de empreendedorismo define o empreendedor como sendo o agente do processo de destruição criativa que, de acordo com Joseph A. Schumpeter é o impulso fundamental que aciona e mantem em marcha o motor capitalista, constantemente criando novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados.

PERFIL DO EMPREENDEDOR

O empreendedor é uma pessoa inovadora marcado por sua capacidade de desenvolver objetivos que façam manter alto nível de consciência no ambiente em que vive utilizando para buscar sempre novas oportunidades de negócios. Não se restringe apenas em fundadores de empresas, mas sim os gerentes proprietários, que compram empresas já existentes de seus fundadores. O espírito empreendedor esta também em todas as pessoas mesmo sem fundarem empresas ou iniciarem seus próprios negócios está preocupado em assumir riscos e inovar continuamente, (CHIAVENATO IDALBETO, 2005).

Dornelas (2001) acredita que em primeiro lugar, o processo de criação de algo novo, de valor. Em segundo, o empreendedorismo requer a devoção, o comprometimento de tempo e esforço necessário para fazer a empresa crescer. Finalmente o empreendedorismo requer ousadia, que se assomam riscos calculados, que se tornem decisões.

Birley e Musyka (2001) chegaram à conclusão que os empreendedores recebem influências de origens diversificadas e variáveis no decorrer do tempo. Eles podem ser influenciados pela carga genética, pela formação familiar, pelas experiências profissionais anteriores e pelo ambiente econômicos em que estão inseridos.

Schumpeter amplia o conceito dizendo que o empreendedor é a pessoa que destrói a ordem econômica existente graças a introdução no mercado de novos produtos/serviços, pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos, materiais e tecnológicos. Para ele, o empreendedor é a essência da inovação no mundo, tomando obsoletas as antigas maneiras de fazer negócios.

CONCEITO DAS CARACTERISTICAS EMPREENDEDORA

As características de uma pessoa empreendedora não têm um consenso, na literatura sobre o seu perfil alguns estudiosos desenvolveram teorias que destacam características próprias do empreendedor. A luz dessas considerações procurou-se realizar um levantamento das características mais utilizadas citadas como empreendedoras, para que se possa estabelecer um perfil do empreendedor vide o quadro 01.

CARACTERISTICAS EMPREENDEDORAS

Inovação

Otimismo

Tolerância à ambigüidade e á incerteza

Liderança

Orientação para resultados

Iniciativa

Riscos moderados

Flexibilidade

Capacidade de aprendizagem

Independência

Habilidade para conduzir situações

Habilidade na utilização de recursos

Criatividade

Necessidade de realização

Sensibilidade a outros

Energia

Autoconsciência

Agressividade

Tenacidade

Autoconfiança

Tendência a confiar nas pessoas

Originalidade

Envolvimento em longo prazo

Dinheiro como medida de desempenho

Quadro1: Características mais freqüentemente percebidas mos empreendedores, segundo os comportamentalistas.

Fonte: elaborado a partir de Fillon (1999)

Na década de 60, Mcclelland (1961) cita o empreendedor como um corredor de riscos, cuja necessidade principal é a sua realização.

Em 1971 as pesquisas de Hornaday (1982) apontam à necessidade de realização, autonomia agressividade, poder, reconhecimento, inovação e independência como atributos empreendedores.

Em 1978, Timmons (1984) relata que a autoconfiança, a orientação por metas, a propensão a correr riscos moderados, a centralização do controle da organização, a criatividade e a inovação são características empreendedoras.

Drucker (1986) cita a inovação e capacidade para conviver com riscos e incertezas, bem como a constante busca por mudanças como características do empreendedor.

O empreendedor pode ser compreendido como um ser social, produto do meio que vive, sendo um fenômeno regional (FILION, 1991).

Farrel (1993) relata a principal característica empreendedora como sendo a capacidade de aprender a utilizar uma estratégia de fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com