TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO CONCRETO

Resenha: CASO CONCRETO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CONCRETO

Os bancários se reuniram em assembléia e decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado, objetivando o atendimento de suas reivindicações, dentre as quais a concessão de reajuste salarial de 20% sobre os salários do referido mês. Como o sindicato dos bancos não aceitou as reivindicações, propôs dissídio coletivo de greve que culminou na declaração da ilegalidade da greve pela Justiça do Trabalho. A greve durou exatamente 90 (noventa) dias. Diante dos fatos relatados, responda as questões abaixo:

Os bancários que paralisaram suas atividades em razão da greve têm garantido o pagamento dos salários desses 90 (noventa) dias? Justifique informando se a greve acarreta na suspensão ou interrupção do contrato de trabalho.

Com base no art.722,parágrafo 3, os empregadores ficaram obrigados a pagarem os salários devidos aos seus empregados, durante o tempo de suspensão do trabalho.

Os bancos poderiam romper o contrato de trabalho dos empregados bancários durante o movimento grevista?

Não, a greve tem seu direito assegurado no art 9 da CF e Lei 7.783/1989

O empregador poderia ter contratado trabalhadores substitutos durante a greve?

Lei de greve n. 7.783, de 28.06.1989, é vedado ao empregador contratar trabalhadores substitutos, art.7, parágrafo único.

QUESTÃO OBJETIVA (OAB/FGV – 2010.2) Com relação ao Direito Coletivo do Trabalho, assinale a alternativa correta.

(A) Acordo coletivo do trabalho é o acordo de caráter normativo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho.

(B) Na greve em serviços ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas da paralisação.

(C) As centrais sindicais, por força de lei, podem celebrar acordos e convenções coletivos de trabalho.

(D) O recolhimento da contribuição sindical obrigatória (“imposto sindical”) somente é exigido dos empregados sindicalizados, em face do princípio da liberdade sindical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com