TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CESEC

Seminário: CESEC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  Seminário  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

Roteiro Proposto

Perguntas norteadoras:

O que? Por que? Como? Onde? Quando? Quanto? Quem? Como medir?

Quem?

O público-alvo do projeto são alunos com faixa etária à partir dos 15 anos inseridos no programa Educação de Jovens e Adultos do CESEC.

O CESEC – Centro de Educação Continuada “João Guimarães Rosa” oferece dois níveis de Ensino, o Fundamental e o Médio. Os exames especiais do ensino fundamental e médio são oferecidos no CESEC, credenciado para o funcionamento da Banca Permanente de Avaliação a candidatos que necessitam da conclusão desses níveis de ensino para a elevação de sua escolaridade e inserção no mercado de trabalho. Poderão ingressar-se nessa modalidade de ensino jovens e adultos que por algum motivo não terminaram seus estudos em idade própria, que comprovarem 15 anos para a matrícula no Ensino Fundamental e 18 anos para a matrícula no Ensino Médio.

Tendo em vista as características do público jovem e adulto, seus interesses, condições de vida, trabalho, família e outros, o CESEC opta pela organização de seus cursos na forma semipresencial (caracterizados por momentos presenciais; com registro de freqüência e momentos não presenciais caracterizados por estudos independentes e orientados), com atividades coletivas e ou individuais garantindo a aquisição de competências, habilidades e atitudes que promovam o pleno desenvolvimento da pessoa humana e o exercício da autonomia para continuar aprendendo. Dessa forma começou a delinear-se uma escola que possui características próprias e peculiares a este público, possibilitando-lhes o resgate da sua dignidade e autonomia enquanto sujeito que faz e refaz a sua própria história.

Os professores trabalham de 2ª a 6ª feira atendendo os alunos nos três turnos alternadamente. Oferecendo aos alunos oportunidade ao educando a livre iniciativa de escolha de seu atendimento, levando-se em conta: o tempo que parou seus estudos, suas facilidades ou dificuldades em relação às disciplinas a serem estudadas, disponibilidades de horário, conciliação com compromissos de trabalho e família, sua capacidade de autodidatismo, outros... Sempre visando atender às necessidades e à realidade mais ampla dos educandos.

O responsável pelo projeto serei eu, Roseli Aparecida de Andrade auxiliada por parceiros como pedagogos, bibliotecários e outros professores de História.

O que?

O principal objetivo do CESEC é resgatar aqueles alunos que evadiram da escola, motivando-os, trabalhando a sua auto estima e ministrando conteúdos de forma flexével para assegurar sua permanência na escola tendo em vista as dificuldades que muitos enfrentam, como o fato de trabalharem, morar em outras cidades, e até mesmo já estarem afastados da sala de aula há alguns anos.

O conteúdo trabalhado será Identidade – Conhecendo Minha História.

Como?

Como vai utilizar as TICs?

As TIC’s deverão ser trabalhadas de forma a agregar valor aos alunos auxiliando na contextualização da História com sua identidade para que possam construir sua linha do tempo.

Irei trabalhar aspectos marcantes da História através de exibição de imagens, filmes, documentários, enfim, diversas formas de mídias que representem situações e ambientes históricos para incentivar os alunos a dialogarem entre si. Assim será possível problematizar a relação entre o individuo e o meio, por meio da oralidade.

Também mostrarei os diversos documentos oficiais que os identificam ( Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, Carteira de Habilitação, etc) além das digitais, aproveitando o gancho da propaganda atual que está modificando a forma de votar que em pouco tempo se dará de maneira digitalizada em todo o Brasil.

Os alunos também deverão ter contato com a internet através de pesquisas a revistas eletrônicas e jornais que possibilitem acesso à informação de forma mais ampla e dinamizada.

As estratégias didáticas adotadas serão aulas dinâmicas e expositivas, discussões e debates que promovam o diálogo e interação entre os alunos.

Onde?

A História possui uma linha do tempo marcada por importantes acontecimentos vividos pela humanidade.

Em classe, alguns desses fatos históricos (acontecidos nos últimos 50 anos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com