TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIPA - sipat

Por:   •  15/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 3

CIPA

CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Seu objetivo é observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar o riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos. Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores e de todos os que interagem com a empresa.

A Norma Regulamentadora 5 - NR 5 diz: "A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador."

A Camil Alimentos atende a Norma Regulamentadora 5, com as atribuições, objetivos, funcionamento e treinamento.

Os representantes que a compõem são escolhidos por meio do processo eleitoral interno entre os colaboradores interessados em fazer parte da Comissão.

São realizadas, periodicamente, reuniões da Comissão para que possam elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, identificar as áreas de risco, avaliar as metas estabelecidas e discutir as situações de riscos identificadas, solicitar à empresa as cópias das CAT emitidas, promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT e promover também aos colaboradores a Brigada de Incêndio.

A CIPA da Camil tem como meta a diminuição de acidentes de trabalho, a empresa poderá saber se a CIPA está seguindo e cumprindo com suas obrigações com o quadro exposto no pátio da Camil, onde mostra a quantidade de dias sem acidentes ocorridos dentro da empresa.

O mapa de riscos da Camil é elaborado pela CIPA e a Segurança do Trabalho, o mapa está exposto em locais mais frequentados pelos colaboradores, como a área de café e o refeitório.

A CIPA junto com a Segurança do Trabalho da Camil, visam a ergonomia, os EPI's, EPC's e EPP's para todos os seus colaboradores.

A Norma Regulamentadora 6 - NR 6, "entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho".

Para os colaboradores da produção, no momento da sua integração à empresa, o RH junto com a Segurança do Trabalho, passam orientações e treinamentos para a utilização, guarda e conservação bem adequada dos EPI'S e EPP's.

O controle dos colaboradores que receberam seus equipamentos de proteção individual, proteção ao produto, o treinamento e orientações da utilização, é feito através de recibo de entrega dos equipamentos elaborado pela Segurança do Trabalho.

Para os os colaboradores da parte administrativa, os equipamentos de ergonomia podem ser solicitados para a área da Segurança do Trabalho e/ou Almoxarifado. Também é oferecido uma massagem semanal para os colabores interessados e/ou que necessitam da especialidade para aliviar dores de posições que as atividades do trabalho podem causar.

Assim como os equipamentos de ergonomia, os EPI's e EPP's também são distribuídos pelo departamento do Almoxarifado.

A Segurança do Trabalho realiza, periodicamente, uma analise para a avaliação do bom estado, a higienização e manutenção dos equipamentos de ergonomia, EPI's, EPC's e EPP's. Sempre que necessário, a CIPA e a Segurança do Trabalho organizam um novo treinamento para os colaboradores para enfatizar o objetivo dos equipamentos de proteção.

A Camil atende a Norma Regulamentadora 6, pois segundo esta NR "todo EPI deverá apresentar em caracteres indeléveis e bem visíveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA, ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA." Todos os equipamentos de proteção da Camil possuem o Certificado de Aprovação reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com