TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIPA, Prevenção De Acidentes

Exames: CIPA, Prevenção De Acidentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

CIPA

Prevenção de Acidentes

A CIPA deverá ser constituída por estabelecimento, sendo obrigatória para todas as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.

Deverão compor a CIPA membros eleitos pelos empregados e membros indicados pelo empregador, sendo que o número de representantes será de acordo com o dimensionamento constante no Quadro I da Norma Regulamentadora nº. 5. Considerando os estabelecimentos que não possuam o número mínimo de empregados para a constituição da CIPA, deverá ser designado um responsável para cumprir as determinações impostas pela NR-5.

Os membros eleitos pelos empregados para cargo de direção da CIPA não poderão ser demitidos arbitrariamente ou sem justa causa desde a candidatura até um ano após o final de seu mandato. Convém mencionar que a mesma regra é aplicada aos suplentes eleitos.

A empresa deverá proporcionar o treinamento para os membros da CIPA, com os seguintes itens:

- Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;

- Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;

- Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;

- Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;

- Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;

- Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;

- Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

Dentre as atribuições da CIPA, vale destacar a elaboração de plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, participação na implementação e controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, assim como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando identificar situações que possam trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores e divulgação aos trabalhadores de informações relativas à segurança e saúde no trabalho.

CIPA (comissão interna de prevenção de acidente) é uma comissão formada por representantes dos funcionários, eleitos por eles e pela empresa,indicada por ela que tem objetivo principal no ambiente de trabalho. Porque fazer prevenção não é uma atividade fácil,para que haja uma prevenção depende de muitos fatores e variáveis,que se alterem de empresa para empresa. A segurança do trabalho e prevenção de acidentes deve ser trabalhada com diversas ferramentas, entres elas a CIPA que certamente é uma ferramenta de extrema importância nas empresas, e esta atrelada na forma de atuação da CIPA.

São,em sua maioria as pessoas “exemplos” ou referencias dentro da própria empresa que através de comunicação levanta as necessidades e fiscalização no ambiente de trabalho,para que se tenha conhecimento da prevenção dos riscos de acidentes. Muitas vezes a CIPA consegue chegar onde o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), não chega como os detalhes escondido no desempenho das atividades pós á mesma é formada pelos próprios trabalhadores e execultores dessa atividade.

A organização da CIPA é obrigatória e funciona nos locais de trabalhos seja qual for suas características: comercial,industrial,bancarias com ou sem fins lucrativo filantrópico ou educativo e empresa publica desde que tenha o mínimo legal de empregados regido pela CLT (consolidação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com