TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLASSE ANALÍTICA DE SIMULAÇÃO

Tese: CLASSE ANALÍTICA DE SIMULAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Tese  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

MODELAGEM DE CLASSES DE ANÁLISE

Bezerra (2007) afirma que o modelo de casos de uso de um sistema é construído para formar a visão de casos de uso do sistema, a qual fornece uma perspectiva do sistema a partir de um ponto de vista externo. De posse da visão de casos de uso, os desenvolvedores precisam prosseguir no desenvolvimento do sistema.

A funcionalidade externa de um sistema orientado a objetos é fornecida por meio de colaborações entre objetos. Externamente ao sistema, os atores visualizam resultados de cálculos, relatórios produzidos, confirmações de requisições realizadas, etc. Internamente, os objetos do sistema colaboram uns com os outros para produzir os resultados visíveis de fora. Essa colaboração pode ser vista sob o aspecto dinâmico e sob o aspecto estrutural estático (Bezerra, 2007).

O aspecto dinâmico de uma colaboração entre objetos descreve a troca de mensagens entre os mesmos e a sua reação a eventos que ocorrem no sistema. O aspecto dinâmico de uma colaboração é representado pelo Modelo de Interações.

O aspecto estrutural estático de uma colaboração permite compreender como o sistema está estruturado internamente para que as funcionalidades externamente visíveis sejam produzidas. Esse aspecto é dito estático porque não apresenta informações sobre como os objetos do sistema interagem no decorrer o tempo (isso é representado no aspecto dinâmico da colaboração). Também é dito estrutural porque a estrutura das classes de objetos componentes do sistema e as relações entre elas são representadas.

A descrição do aspecto estrutural estático de um sistema orientado a objetos. Esse aspecto é representado pelo Modelo de Classes, da mesma forma que o aspecto funcional é representado pelo Modelo de Casos de Uso. A ferramenta da UML utilizada para representar o aspecto estrutural estático é o diagrama de classes. O modelo de classes é composto desse diagrama e da descrição textual associada ao mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com