TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COACHING

Projeto de pesquisa: COACHING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  1.920 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

O coaching vem da palava inglesa “coach” que significa treinador. Treinador esse que ajuda o coachee (cliente/funcionário) a ter coragem e motivação para atingir suas metas e objetivos, auxiliando-o através de técnicas a facilitar seu aprendizado e corrigir suas deficiências. As empresas tem se preocupado cada vez mais com seus colaboradores, pois constataram que em um mundo corporativo onde a competitividade e a pressão por resultados é cada vez maior, tornaria inviável extrair o melhor sem desenvolver uma relação de parceria com os mesmos, deixando claro metas e objetivos e o papel de cada um dentro da organização, abrindo a oportunidade de cada indivíduo fazer o que quiser e como quiser, desde que o objetivo final seja todos alcançarem o melhor resultado. Verifiquei que adotando as técnicas de coaching estratégico nas empresas, é possível ter um contigente muito maior de funcionários satisfeitos, dando o seu melhor, afim de alcançar seus objetivos e prontos para receberem cargos de maior responsabilidade.

Palavras-chave: Coaching, Coachee, Coaching Estratégico, Treinador e Corporativo.

1 INTRODUÇÃO

Em um mundo cada vez mais competitivo, onde a exigência por qualificação é cada vez maior, a pressão por resultados e a descentralização do poder dentro das empresas, tem aumentado as responsabilidades de cada funcionário, levando-os a um choque de sentimentos, faz com que diminuam seu rendimento e transformem-se em verdadeiras bombas-relógio. Segundo Krausz (2006, p. 19), foi nesse cenário empresarial de imprevisibilidade crescente que emergiu o coaching executivo e empresarial (CEE), uma metodologia para melhor atender as necessidades específicas dos diferentes executivos. Trata-se de uma alternativa customizada, que vem ao encontro de demandas específicas dos que ocupam posições elevadas nas estruturas organizacionais e apresenta um potencial considerável de geração de resultados, tanto para os dirigentes quanto para suas equipes e para empresa como um todo.

O Coaching Executivo é uma parceria formada por coach, coachee e empresa, onde os 3 tem um único objetivo, alavancar os negócios, melhorando os resultados. É comprovado cientificamente que o funcionário que é submetido as técnicas de coaching melhora sua vida em todos os aspectos, tanto profissional quanto pessoal, pois aprende a se conhecer e conhecer melhor as pessoas que estão a sua volta, sabendo como lidar em situações difíceis, pois tem consciência de suas deficiências. Existem vários tipos de treinamentos hoje disponíveis no mercado, afim de ajudar presidentes, diretores e executivos que buscam desenvolvimento na área de gestão, auto-conhecimento e suporte para adaptação em novos cargos que venham a ocupar dentro de uma empresa.

As técnicas mais utilizadas hoje mo mundo corporativo são o Coaching Curativo que como o nome mesmo diz, serve para curar (corrigir) deficiências diagnosticadas no dia-a-dia e o Coaching Estratégico que serve para formar profissionais que tenham potencial para alcançarem cargos de chefia. Este último deveria ser o mais utilizado, mas não o é, pois as empresas ainda preferem remediar ao invés de prevenirem.

2 DESENVOLVIMENTO

O coaching originou-se no esporte, da necessidade do atleta de ter um mentor para apoiá-lo e mostrar qual a melhor maneira de alcançar o sucesso, conforme afirma Zauhy.

O coaching tem sua principal origem no esporte, mais especificamente no trabalho desenvolvido por Timothy Gallwey e publicado em seu livro The inner game of tennis. O diferencial dessa abordagem na preparação de atletas é considerar não só o aspecto técnico, mas principalmente os bloqueios internos das pessoas. A premissa básica é que “o oponente na cabeça de alguém é mais extraordinário do que aquele do outro lado da rede” (Gallwey, 1996). Portanto, o principal trabalho do coach (treinador) é auxiliar o atleta (coachee) a eliminar os bloqueios internos que o impedem de realizar o seu potencial máximo.

Um dos primeiros a levar a abordagem de Gallwey para o mundo corporativo foi John Whitmore, há cerca de 20 anos, nos EUA (Whitmore, 2006). A partir de então um número crescente de profissionais de coaching e estudiosos acadêmicos em todo o mundo vêm incorporando contribuições valiosas para o desenvolvimento e consolidação do coaching como abordagem eficaz e poderosa de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.

O início da ideia de coaching seguiu e foi favorecido pelo surgimento da psicologia humanista, que se sobrepôs à abordagem até então predominante – a perspectiva behaviorista. Para os principais behavioristas – John B. Watson e B. F. Skinner – não passamos de recipientes vazios nos quais tudo pode ser derramado. Já a visão humanista, entre cujos teóricos mais destacados se incluem Carl Rogers e Abraham Maslow, somos como a bolota do carvalho, que já contém em si o potencial para se desenvolver e transformar-se em uma árvore frondosa. Retiramos do meio ambiente os insumos necessários, mas o potencial de ser carvalho já está em nós.

Os profissionais no geral necessitam de estímulos para apresentarem melhores resultados, estes estímulos na maioria das vezes podem ser dados não só por profissionais do Coaching, mas do próprio superior direto desde que esteja preparado pela empresa para lidar com a situação, podendo assim dominar sua equipe utilizando-se de técnicas simples, porém eficazes que trarão os resultados esperados rapidamente.

O Coaching parece ser algo novo no mercado de trabalho e nas empresas, devido estar sendo mais divulgado nos últimos anos, mas só parece, como afirmam Maher e Pomerantz (2003, p. 3) apud Krausz (2006, p. 21).

Fica claro que coaching não é um modismo e não é novo. Coaching tem suas raízes em princípios filosóficos e práticas que remontam a Aristóteles, ao pensamento budista, à teoria a Gestalt e a diversos gurus de ontologia e negócios. [...] A taxonomia do coaching executivo abrange uma quantidade de sabedoria antiga e moderna elaboradas numa tapeçaria única, desenhada para produzir resultados reais, em tempo real, para executivos e líderes ocupados.

As técnicas utilizadas no coaching fazem nada mais, que extrair de uma pessoa o melhor que ela tem, e fazer com que ela execute isto por vontade própria, mostrando a ela suas qualidades e ajudando-a a corrigir suas deficiências.

2.1 TÉCNICAS MAIS UTILIZADAS

As técnicas mais utilizadas hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com