TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COACHING DE PNL

Monografias: COACHING DE PNL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 8

1. COACHING DE PNL

Por volta de 1970, na Universidade de Santa Cruz, na Califórnia teve início a Programação Neurolinguística (PNL). Quando um professor de linguística, John Grinder, e um aluno de matemática, Richard Bandler, começaram a questionar por que algumas pessoas destacavam-se em determinadas áreas mesmo sem nenhum treinamento, enquanto outras apresentavam bastante dificuldade mesmo com muito treino.

Iniciaram então um estudo sobre como pessoas excepcionais alcançavam seus resultados , destes estudos nasceu a PNL.

A PNL afirma que todos podem aprender a pensar como as pessoas talentosas e excepcionais, e assim alcançar melhores resultados.

A partir de 1970 e início de 1980, a PNL começou a expandir-se partindo da Califórnia junto com o jogo do interior. Como os modelos mais comuns eram do campo de psicoterapia difundiu-se a terapia PNL. Hoje existem no mundo inteiro institutos e programas de PNL

2. PNL E COACHING

As habilidades de PNL são compatíveis com o coaching, pois afirmam que as mudanças podem ocorrer de três formas: mudando a maneira como o indivíduo fala sobre determinado assunto, mudando a forma como pensa a respeito do assunto e por fim mudando o modo de agir, seu comportamento.

Uma das ideias básicas da PNL refere-se às diferentes perspectivas, chamadas de posições perceptivas. A primeira é o “eu”, ou seja, o seu ponto de vista, valores, metas e interesses.

A segunda posição é a maneira como você imagina que outra pessoa pensa e sente.

A terceira posição é a sistêmica, que é uma visão objetiva das duas primeiras posições, você pode adotá-la sem se identificar com nenhuma das duas. Cada posição é um diferente ponto de vista que utiliza linguagem e fisiologia diferente.

O coaching de PNL ajuda o cliente a atingir suas metas através da primeira posição. A segunda posição ajuda o cliente a compreender o ponto de vista dos outros, especialmente em questões de relacionamentos. Já a terceira posição é utilizada para que o cliente avalie com clareza seu estado atual a partir de uma “perspectiva externa”, sendo assim capaz de orientar-se a si mesmo.

As três posições também podem representar diferentes tipos. Algumas pessoas são mais fortes na primeira posição, fortes de caráter, mas podem denotar falta de solidariedade e egoísmo. Outras são fortes na segunda, são empáticas, porém podem dar mais importância às necessidades dos outros que às suas. Já as mais fortes na terceira posição, possuem clareza e objetividade, mas lhes falta empatia.

Portanto a abordagem PNL busca o equilíbrio entre as três posições, observando um problema por diversas perspectivas para melhor compreendê-lo.

3. RAPPORT

Rapport é uma palavra utilizada para descrever a qualidade existente em uma relação de confiança e influência mútua. A PNL afirma que o rapport é alcançado por afinidade através da segunda posição. As pessoas estabelecem afinidade natural e subconsciente em função das semelhanças existentes entre seus tipos de linguagem corporal e tom de voz.

Rapport é um requisito essencial para um coach. Um coaching de PNL pode ensinar seus clientes habilidades de rapport que os ajude a se comunicar melhor com as pessoas.

4. NÍVEIS NEUROLÓGICOS

O primeiro nível neurológico é o ambiente – o lugar, pessoas e coisas presentes. Para que haja um rapport neste nível você precisa estar vestido corretamente para atender às expectativas das pessoas e de acordo com o ambiente. Este nível também lida com a psicogeografia, ou seja, o modo como utilizamos o espaço para estabelecer relacionamento. Quando um coach se senta com um cliente a psicogeografia é a “oposição”. Corpos em posições opostas tendem a representar ideias opostas. O coach de PNL deixará que o cliente sente-se onde preferir, proporcionando um ambiente confortável.

O segundo nível é o comportamento – o que as pessoas fazem. O comportamento é resultado das emoções e pensamentos das pessoas. O estabelecimento de afinidade entre linguagem corporal e tom de voz é um exemplo de afinidade por comportamento.

O terceiro nível é a capacidade – o nível regular, automático e habitual de aptidão e comportamento. Os coaches devem ter aptidão necessária para lidar com os problemas de cada cliente, para não perderem o rapport.

O quarto nível são as crenças e valores. Acumulamos crenças por experiências que vivenciamos. Já os valores representam o que nos é importante. Afinidade neste nível é respeitar as crenças e valores dos clientes mesmo sem concordar com elas.

O quinto nível é a identidade – sua visão da vida. Neste nível o rapport é ouvir o cliente como ser humano é único, e ajuda-lo a resolver o problema em questão.

O sexto nível vai alem da identidade, engloba ética, religião e espiritualidade, nosso lugar no mundo e nossa relação com as pessoas.

Os coaches de PNL utilizam os níveis neurológicos de várias maneiras, para ajudar os clientes a pensar em diversos recursos disponíveis e necessários, para identificar o nível dos problemas e a quais ações devem ser tomadas. Os níveis neurológicos fornecem ao coach um parâmetro para trabalhar e criar rapport.

5. REFLEXÕES SOBRE O PENSAMENTO

A nossa volta, no plano exterior utilizamos a combinação dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato). A PNL estuda como nos comunicamos, e afirma que nós pensamos utilizando esses mesmos sentidos mentalmente.

A qualidade de nossos pensamentos está relacionada pela maneira que utilizamos os cinco sentidos interiormente, conhecidos como sistemas representativos.

A PNL afirma que todos nos temos um sistema representativo preferido, ou seja, escolhemos pensar através de imagens, sons ou sentimentos.

Se a tendência de um cliente for para o sistema representativo visual, ele presta atenção ao q ue vê, mas não presta muita atenção ao que ouve.

O coach pode ajudar o cliente a trabalhar o sistema menos desenvolvido, e ao mesmo tempo aprimorar e desenvolver seu pensamento, ajudando a melhorar os resultados.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com